Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sexta-feira, 19 de março de 2010

ACORDA ALAGOAS

Meus amigos, o estado de Alagoas é o pior estado da nação, o mais atrasado e mais pobre; e também o que menos tem expectativas de desenvolvimento; tudo graças a uma gangue de políticos capitaneada pelo seu chefe, o famoso gangster senador Renan Calheiros. O referido senador Renan, homem que vende a própria alma ao diabo a fim de conseguir os seus objetivos, anda mentindo vergonhosamente na televisão dizendo que trouxe dinheiro para Alagoas e isto não é verdade. O senador Renan sim conseguiu sustar no BNDES a liberação dos recursos financeiros, não só para a construção do estaleiro em Coruripe, mas para a duplicação da rodovia para a Barra de São Miguel, tudo isso para que o governador Teotônio Vilela não consiga realizar tais obras, ficando assim enfraquecida na sua candidatura a reeleição nas eleições de 2010.

E os bestas dos alagoanos, que tanto sofrem na pele com a falta de emprego, com a criminalidade, com a mísera renda per capta inferior a qualquer estado do nordeste, com tantas mazelas que assolam o pobre e sofrido estado das Alagoas, ainda vão as urnas depositar o seu voto para esse canalha, que é o senador das vacas de ouro.

Raciocinem meus amigos e vejam que mal esse homem tanto tem causado ao povo alagoano e quantos benefícios ele proporcionou para ele e para a sua família, pessoas estas hoje bastante ricas.

sábado, 13 de março de 2010

Mulheres e emoções

Uma pesquisa realizada em 2001 perguntou a adultos americanos se uma série de qualidades se aplicava mais a homens do que a mulheres. Noventa por cento disseram que a característica "emocional" se aplica mais a mulheres. A pesquisa não perguntou a respeito de emoções específicas ou conotações positivas ou negativas para a palavra "emoção". Mas parece provável, a partir dos resultados, que a maioria dos americanos vê mulheres como capazes de experimentar ou com tendência a experimentar uma série mais ampla e intensa de emoções do que os homens.
Confuso de propósito?
Um estereótipo comum é que mulheres transmitem sinais ambíguos, especialmente quando se trata de envolvimento romântico. Um estudo da University of Texas, em Austin, sugere que os sexos não se entendem e que há forças evolutivas envolvidas. A confusão pode vir de épocas antigas, quando homens tentavam ter mais descendentes, enquanto as mulheres tentavam se proteger da decepção [Fonte:Psychology Today - em inglês].
Mulheres são mais emotivas que homens? Elas choram mais?
A percepção de que mulheres choram mais do que homens é bastante difundida, mas bebês e crianças, meninos e meninas choram a mesma coisa. Somente durante a puberdade as garotas começam a chorar mais do que os garotos. Segundo um artigo do New York Times de 2005, aos 18 anos mulheres choram quatro vezes mais do que os homens.
Uma possível explicação para isso é o hormônio prolactina, que interfere no quanto uma pessoa chora. A prolactina está presente no sangue e nas lágrimas, e prevalece nas mulheres. Os canais lacrimais das mulheres têm formato diferente dos canais dos homens, o que pode ser causa ou efeito de mais choro. Além disso, pessoas depressivas podem chorar quatro vezes mais que pessoas normais, e dois terços dos diagnósticos de depressão são em mulheres [Psychology Today - em inglês]. Ainda assim, discute-se muito se a mulher é mais deprimida que o homem, mas essa é uma dúvida que ainda não foi resolvida.
É lógico que uma outra explicação comum é que algumas sociedades encorajam as mulheres a chorar, enquanto desencorajam os homens. Nos Estados Unidos, o mundo dos negócios é uma exceção. Em algumas áreas, chorar não é bom: uma mulher que chora no escritório pode ser vista como fraca e ineficaz.
Mulheres são mais estressadas do que homens?
Às vezes as mulheres são vistas como superpreocupadas. Segundo pesquisa realizada em 2005 pelo instituto Gallup, mulheres são mais preocupadas do que homens a respeito de uma série de questões sociais. Mulheres em número significativamente maior que homens responderam que se preocupam "muito" a respeito de 7 dos 12 pontos da pesquisa.
Estudos mostram que, além de se preocupar mais, mulheres podem ter mais tendência a passar por estresse. Por exemplo, a amígdala do cérebro processa emoções como medo e ansiedade. Nos homens, a amígdala se comunica com órgãos que recebem e processam informações visuais, como o córtex visual. Porém, nas mulheres, ela se comunica com partes do cérebro que regulam hormônios e digestão. Isso pode significar que as respostas ao estresse podem causar mais sintomas físicos em mulheres do que em homens [Fonte: Live Science - em inglês].

Cérebro com a amígdala destacada

Além disso, o corpo da mulher produz mais hormônios de estresse do que o do homem. Uma vez que uma situação estressante acaba, o corpo da mulher também leva mais tempo para parar de produzir o hormônio. Essa pode ser a causa para a tendência das mulheres de repensar nas preocupações e em situações estressantes [Fonte: Psychology Today - em inglês].
Mulheres são mais ciumentas que homens?
Na mente de algumas pessoas, mulheres são mais ciumentas e possessivas, principalmente em relações amorosas. Mas pesquisas mostram que mulheres não são mais ciumentas que homens, apenas são ciumentas em diferentes situações.
Em um estudo alemão, pesquisadores mostraram imagens de participantes em diferentes cenários. Os participantes usaram um computador para descrever quais cenários eram mais perturbadores. Os resultados sugeriram que, em diversas culturas, as mulheres se importam mais com a infidelidade emocional do que com a sexual. As respostas masculinas variaram em diversas culturas, mas no geral eles são mais ciumentos em relação à infidelidade sexual [Fonte: Human Nature - em inglês].
Por outro lado, um estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego, mediu a pressão arterial e os batimentos cardíacos dos participantes, em vez de pedir que respondessem perguntas. Homens tiveram maiores reações físicas para a infidelidade sexual, enquanto mulheres reagiram com a mesma intensidade em ambos os cenários. Mulheres que estavam em relacionamentos estáveis ficaram mais aborrecidas com a infidelidade física do que as que não estavam. Porém, 80% das mulheres nos estudos acham que infidelidade emocional é mais grave do que a sexual [Fonte: Psychology Today - em inglês].

Estudo liga infidelidade masculina a QI mais baixo


Estudo liga infidelidade masculina a QI mais baixo

"Casal"

Homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter QI mais baixo e ser menos inteligentes, segundo um estudo publicado na revista especializada Social Psychology Quarterly.
De acordo com o autor do estudo, o especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics, Satoshi Kanazawa, "homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes".
Kanazawa analisou duas grandes pesquisas americanas a National Longitudinal Study of Adolescent Health e a General Social Surveys, que mediam atitudes sociais e QI de milhares de adolescentes e adultos.
Ao cruzar os dados das duas pesquisas, o autor concluiu que as pessoas que acreditam na importância da fidelidade sexual para uma relação demonstraram QI mais alto.
De acordo com o estudo, o ateísmo e o liberalismo político também são características de homens mais inteligentes.
Evolução
Kanazawa foi mais longe e disse que outra conclusão do estudo é que o comportamento "fiel" do homem mais inteligente seria um sinal da evolução da espécie.
Sua teoria é baseada no conceito de que, ao longo da história evolucionária, os homens sempre foram "relativamente polígamos", e que isso está mudando.
Para Kanazawa, assumir uma relação de exclusividade sexual teria se tornado então uma "novidade evolucionária" e pessoas mais inteligentes estariam mais inclinadas a adotar novas práticas em termos evolucionários - ou seja, a se tornar "mais evoluídas".
Para o autor, isso se deve ao fato de pessoas mais inteligentes serem mais "abertas" a novas ideias e questionarem mais os dogmas.
Mas segundo Kanazawa, a exclusividade sexual não significa maior QI entre as mulheres, já que elas sempre foram relativamente monogâmicas e isso não representaria uma evolução.

É DEVER INFORMAR A QUEM DESCONHECE!!!

Sabe por que o nome da Avenida do Ibirapuera é Sgt Mário Kozel Filho?
Todos precisam saber e lembrar.



Mário Kozel Filho nasceu em 6 de julho de 1949, em São Paulo.
Era filho de Mário Kozel e Therezinha Vera Kozel.
Era muito prestativo, gostava de ajudar a todos, principalmente os mais necessitados. Fazia parte do Grupo Juventude, Amor, Fraternidade, fundado pelo padre Silveira, da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, no bairro de Indianópolis, do qual faziam parte mais de 30 jovens.
O símbolo do grupo, uma rosa e um violão foram idealizados por Mário Kozel, que era carinhosamente chamado de Kuka..
Kozel fazia parte da 5ª Companhia de Fuzileiros do 2º Batalhão, no 4º Regimento de Infantaria Raposo Tavares, em Quintaúna teve a vida brutalmente ceifada, na madrugada de 26 de junho de 1968, em um atentado terrorista vil e covarde, posto em prática por grupos radicais de esquerda, formados por muitas das pessoas que estão no poder hoje:

Lula

Palocci

Zé Dirceu

Tarso Genro

Dilma Rousseff


Dilma era uma das duas mulheres que estavam dentro do carro que jogou a bomba em cima de Kosel. Que morreu sem a menor chance de defesa, pois estava de costas verificando se havia feridos dentro do outro carro que colidiu com um poste, após os tiros de advertência do soldado Rufino..
Talvez o corpo despedaçado de Kosel assombre a mente de Dilma Rousseff, talvez não... Mas cabe aos brasileiros usarem a consciência e não colocarem o país nas mãos dessa mulher, pois quem participou do assassinato de um verdadeiro servidor da pátria, JAMAIS pode se tornar presidenciável e presidente do Brasil.

Receitas para a felicidade

Para viver melhor, muitas vezes não é preciso fazer esforços desmesurados nem mudanças radicais em nossas vidas. Adotar simples gestos cotidianos pode bastar para restabelecer nosso bem-estar ou começar a recuperá-lo.

Um casal caminha pela praia em Dieppe, Normandia // Um casal caminha pela praia em Dieppe, Normandia(EFE)

EFE

Uma pessoa pode passar horas, dias e semanas pensando nos problemas, conflitos e incertezas e refletindo sobre que caminho seguir ou que atitude adotar para sair do desânimo.

Mas como propõe a boa e velha sabedoria oriental, se alguém está em um quarto sem luz, qual é a maneira mais simples para sair do escuro? Basta acender um fósforo!

"Em termos psicológicos, isso equivale a tomar uma atitude muito singela, mas que pode ter um enorme impacto para o ânimo e rumo de uma pessoa. Elas demonstram que é possível se sentir melhor ao modificar a percepção da realidade, o que serve de estímulo", aponta María Campos Olivas, terapeuta transpessoal.
Segundo Campos, também especialista em técnicas de programação neurolinguística, trata-se de pequenos gestos que, se incorporados ao cotidiano, melhoram a vida da pessoa aflita, fazendo-a desfrutar das pequenas coisas.
"De repente podem vir à mente soluções ou saídas inesperadas para o que antes pareciam 'becos sem saída'. Pode-se descobrir que alguns dos enormes problemas não são tão grandes como pareciam", acrescenta.
Um dos 'fósforos psicológicos' recomendados por Campos é praticar relaxamento diário para aliviar o estresse e a tensão. Uma forma de relaxar consiste em deitar de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo ou sobre o peito, ou ainda se sentar em uma cadeira cômoda. Nessa posição, deve-se fechar os olhos e respirar profundamente várias vezes.:45

Receitas para a felicidade // Receitas para a felicidade(MSN Notícias)

MSN Notícias

Relaxamento e bons sonhos
Deve-se relaxar os pés, concentrando a mente nele, tentando "senti-los", para depois ir subindo pelo corpo, fazendo o mesmo com os tornozelos, pernas, coxas, nádegas, estômago, costas e ombros. Em seguida, continua-se com as mãos, braços, mandíbulas, bochechas, olhos, rosto e couro cabeludo. A ideia é visualizar e sentir cada parte do corpo.

Por outro lado, dormir de sete a oito horas todas as noites é outro dos melhores e mais simples antídotos contra o estresse e a ansiedade. Para que o corpo recarregue as energias e esteja em melhores condições para o dia seguinte, convém ir para a cama meia hora antes do usual e depois de algumas semanas acrescentar outra meia hora.

Chegando a hora de apagar a luz, é bom relaxar com atividades tranquilas como a leitura, a meditação ou os estiramentos. Também deve-se evitar o consumo de produtos com cafeína, tabaco ou álcool antes de dormir.

A decoração da casa ou do ambiente de trabalho influi em nosso ânimo. "Renovar o ambiente mudando a localização de espelhos, quadros, objetos e móveis, eliminando-os ou substituindo-os, também renova nossa forma de ver e sentir as coisas e nos estimula", aconselha Campos.

Mudar o guarda-roupa ajuda a romper a rotina: ao escolher novas roupas de acordo com o corpo e a idade, tem-se uma melhor percepção de si mesmo. Mesmo as mudanças de visual, por exemplo, de penteado ou maquiagem, também nos renovam interiormente.

Um casal aproveita o calor para tomar sol em uma das praias de Málaga, Espanha // Um casal aproveita o calor para tomar sol em uma das praias de Málaga, Espanha(EFE)

EFE

Trocar de ambiente e conhecer outros lugares permite se desligar do ritmo diário de trabalho. Conhecer gente nova também é positivo: ao fazer amizades, regeneramos uma parte de nós que desejamos compartilhar. "A regra é mudar, mudar, mudar!", ressalta a terapeuta.
A risada é curativa, pois reduz o estresse, permite ver o mundo de forma mais realista e sem distorções emocionais e beneficia a saúde em geral. Para aproveitar essa autêntica medicina natural, é preciso determinar nossos gostos em matéria de humor. Por exemplo, descobrir o estilo de comédia, ator ou humorista que preferimos, conseguir os filmes e assisti-los frequentemente. E se alguns amigos ou familiares nos fazem rir, devemos buscar ocasiões para compartilhar com eles.

(

Receitas para a felicidade // Receitas para a felicidade(MSN Notícias)

MSN Notícias

Limpeza da mente
"Para evitar que em nossa vida se acumulem conflitos e tensões que nos desequilibrem emocionalmente, convém praticar a higiene mental", sugere a terapeuta. Para isso, é preciso buscar momentos de repouso, silêncio e solidão para refletir sobre nossos defeitos e qualidades, atitudes e sentimentos, ações e omissões. O objetivo é se conectar com as necessidades, problemas e recursos de cada um.
"Convém buscar estímulos culturais ou sociais, como afeições, esportes ou atividades artesanais, em vez de se atordoar com rádio, internet ou televisão ou encher o tempo com deveres e trabalhos que na realidade só dissimulam o mal-estar". Para María Campos, a cada pouco temos de olhar para nós mesmos durante um dia inteiro longe da rotina habitual e nos dedicarmos a atividades que nos gratifiquem e ajudem a nos reencontrarmos.
Não é preciso ter pressa nem tentar aplicar todas essas mudanças ao mesmo tempo nem o mais rápido possível. Mudar da noite para o dia não só é impossível, mas um desafio tão grande que só nos faz perder a vontade. O melhor, segundo a especialista, é começar por um gesto ou prática que seja simples. "Quando virar um hábito e desfrutarmos de seus benefícios, podemos começar outro, e assim sucessivamente".

PRIMEIRA DAMA (Dona Marisa Letícia) INVESTE R$ 600.000,00 NA BRASILPREV EM PREVIDÊNCIA PARA OS NETOS

- Francisco C. Weffort - Jornal O Globo

A 1a. dama tratou de garantir o futuro dos 3 netos, sabendo que INSS é
para quem está nos andares de baixo e porque será um desastre para as
futuras gerações. O gabinete de Segurança Institucional se empenha na
coordenação de abafar o endereço de 600 mil reais que sumiram pelas
mãos da Sra. Marisa Letícia da Silva, na utilização de seu poderoso
cartão corporativo. O sigilo sobre o caso é questão de 'segurança
nacional', conforme defesa do Sr. Jorge Armando Felix, ministro-chefe
do GSI, sabedor que a segurança é muito mais um grau de garantia
porque é relativa, está sujeita à vulnerabilidades. A verdade é que a
esposa do presidente do governo mais corrupto da história da República
desde D.João VI, desembolsou, em dinheiro vivo, nada menos que R$
600.000,00 (seiscentos mil reais), que foram recolhidos aos cofres da
Brasilprev e incorporados ao seu balanço de 2007, para a aquisição de
três planos de 'previdência junior' para garantir o futuro de seus
três netinhos. A senhora Marisa Letícia, a que entrou muda e
certamente sairá calada do Palácio da Alvorada, usufrui a bel prazer
das facilidades que a blindagem oficial propicia, mas que é relativa,
pois informações vazam. Lamentavelmente, a família da Silva que se
tornou patrimonialmente poderosa em tão pouco tempo de reinado, ainda
conta com a simpatia de uma legião de brasileiros sem emprego, sem
moradia, sem educação, sem saúde, mas portadores do cartão da
corporação dos miseráveis do país. (OI/Brasil acima de tudo).

Vamos pagar o Imposto de Renda corretamente e sem reclamar, pois temos
que garantir o futuro dos netinhos do LULA, já que a TELEMAR garantiu
o Biólogo LULINHA. Senão estiver satisfeito, use o seu Cartão
Corporativo, porém, com parcimônia... Que coisas tão graves em seus
gastos na Presidência estará Lula procurando esconder da opinião
pública? Que de tão grave têm as despesas dos palácios do Planalto, da
Alvorada e da Granja do Torto que possam explicar a cortina de fumaça
que o governo criou para impedir o controle dos cartões corporativos
de Lula, Marisa, Lulinha, Lurian etc.? A estas alturas, só o governo
pode responder a tais perguntas. E como o governo não responde a
opinião pública, sem os esclarecimentos devidos, torna-se presa de
dúvidas sobre tudo e todos. É conhecida a ojeriza de Lula a qualquer
controle sobre gastos. Evidentemente os dele, da companheirada do PT,
dos sindicatos e do MST, sem esquecer um sem-número de ONG's sobre as
quais pesam suspeitas clamorosas. Ainda recentemente, ele vetou
dispositivo de lei que exigia dos sindicatos, prestação de contas ao
TCU dos recursos derivados do imposto sindical (agora 'contribuição').
Há mais tempo, Lula era contra o imposto em nome da autonomia
sindical.

Francisco C. Weffort

A decepcionante visita de Lula

MARIO VARGAS LLOSA
Minha capacidade de indignação política atenua-se um pouco nos meses do anoque passo na Europa. Suponho que a razão disso seja o fato de que, lá, vivo em países democráticos nos quais, independentemente dos problemas de que padecem, há uma ampla margem de liberdade para a crítica, e a imprensa, os partidos, as instituições e os indivíduos costumam protestar de maneira íntegra e com estardalhaço quando ocorrem episódios ultrajantes e desprezíveis, principalmente no campo político.
Entretanto, na América Latina, onde costumo passar de três a quatro meses ao ano, esta capacidade de indignação volta sempre, com a fúria da minha juventude, e me faz viver sempre temeroso, alerta, desassossegado, esperando (e perguntando-me de onde virá desta vez) o fato execrável que, provavelmente, passará despercebido para a maioria, ou merecerá o beneplácito ou a indiferença geral.
Na semana passada, experimentei mais uma vez esta sensação de asco e de ira, ao ver o risonho presidente Lula do Brasil abraçando carinhosamente Fidel e Raúl Castro, no mesmo momento em que os esbirros da ditadura cubana perseguiam os dissidentes e os sepultavam nos calabouços para impedir que assistissem ao enterro de Orlando Zapata Tamayo, o pedreiro pacifista da oposição, de 42 anos, pertencente ao Grupo dos 75, que os algozes castristas deixaram morrer de inanição - depois de submetê-lo em vida a confinamento, torturas e condená-lo com pretextos a mais de 30 anos de cárcere - depois de 85 dias de greve de fome.
Qualquer pessoa que não tenha perdido a decência e tenha um mínimo de informação sobre o que acontece em Cuba espera do regime castrista que aja como sempre fez. Há uma absoluta coerência entre a condição de ditadura totalitária de Cuba e uma política terrorista de perseguição a toda forma de dissidência e de crítica, a violação sistemática dos mais elementares direitos humanos, de falsos processos para sepultar os opositores em prisões imundas e submetê-los a vexames até enlouquecê-los, matá-los ou impeli-los ao suicídio. Os irmãos Castro exercem há 51 anos esta política, e somente os idiotas poderiam esperar deles um comportamento diferente.
DESCARAMENTO
Mas de Luiz Inácio Lula da Silva,governante eleito em eleições legítimas, presidente constitucional de um país democrático como o Brasil, seria de esperar, pelo menos, uma atitude um pouco mais digna e coerente com acultura democrática que teoricamente ele representa, e não o descaramento indecente de exibir-se, risonho e cúmplice, com os assassinos virtuais de um dissidente democrático, legitimando com sua presença e seu proceder a caçada de opositores desencadeada pelo regime no mesmo instante em que ele era fotografado abraçando os algozes de Zapata.
O presidente Lula sabia perfeitamente o que estava fazendo. Antes de viajar para Cuba, 50 dissidentes lhe haviam pedido uma audiência durante sua estadia em Havana para que intercedesse perante as autoridades da ilha pela libertação dos presos políticos martirizados, como Zapata, nos calabouços cubanos. Ele se negou a ambas as coisas.
Não os recebeu nem defendeu sua causa em suas duas visitas anteriores à ilha, cujo regime liberticida sempre elogiou sem o menor eufemismo. Além disso, este comportamento do presidente brasileiro caracterizou todo oseu mandato. Há anos que, em sua política exterior, ele desmente de maneira istemática sua política interna, na qual respeita as regras do estado de direito, e, em matéria econômica, em vez das receitas marxistas que propunha quando era sindicalista e candidato - dirigismo econômico, estatizações, repúdio dos investimentos estrangeiros, etc. -, promove uma economia de mercado e da livre iniciativa como qualquer estadista social-democrata europeu.
Mas, quando se trata do exterior, o presidente Lula se despe de suas vestimentas democráticas e abraça o comandante Chávez, Evo Morales, comandante Ortega, ou seja, com a escória da América Latina, e não tem omenor escrúpulo em abrir as portas diplomáticas e econômicas do Brasil aos sátrapas teocráticos integristas do Irã.
O que significa esta duplicidade? Que Lula nunca mudou de verdade? Que é um simples mascarado, capaz de todas as piruetas ideológicas, um político medíocre sem espinha dorsal cívica e moral? Segundo alguns, os desígnios geopolíticos para o Brasil do presidente Lula estão acima de questiúnculas como Cuba, ou a Coréia do Norte, uma das ditaduras onde se cometem as piores violações dos direitos humanos e onde há mais presos políticos.
O importante para ele são coisas mais transcendentes como o Porto de Mariel, que o Brasil está financiando com US$ 300 milhões, ou a próxima construção pela Petrobrás de uma fábrica de lubrificantes em Havana.Diante de realizações deste porte, o que poderia importar ao "estadista" brasileiro que um pedreiro cubano qualquer, e ainda por cima negro e pobre, morresse de fome clamando por ninharias como a liberdade? Na verdade, tudo isto significa, infelizmente, que Lula é um típico mandatário "democrático" latino-americano.
Quase todos eles são do mesmo feitio, e quase todos, uns mais, outros menos, embora - quando não têm mais remédio - praticam a democracia no seio dos seus próprios países, mas, no exterior, não têm nenhuma vergonha, como Lula, em cortejar ditadores e demagogos, porque acham, coitados, que desta maneira os tapinhas amistosos lhes proporcionarão uma credencial de "progressistas" que os livrará de greves, revoluções e de campanhas internacionais acusando-os de violar os direitos humanos.
Como lembra o analista peruano Fernando Rospigliosi , em um artigo admirável: "Enquanto Zapata morria lentamente, os presidentes da América Latina - entre eles o algoz cubano - reuniam-se no México para criar uma organização (mais uma!) regional. Nem uma palavra saiu dali para exigir a liberdade ou um melhor tratamento para os mais de 200 presos políticos cubanos." O único que se atreveu a protestar - um justo entre os fariseus - foi o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera.
De modo que a cara de qualquer um destes chefes de Estado poderia substituir a de Luiz Inácio Lula da Silva, abraçando os irmãos Castro, na foto que me revoltou o estômago ao ver os jornais da manhã.
Estas caras não representam a liberdade, a limpeza moral, o civismo, a legalidade e a coerência na América Latina. Estes valores estão encarnados em pessoas como Orlando Zapata Tamayo , nas Damas de Branco, Oswaldo Payá, Elizardo Sánchez, a blogueira Yoani Sánchez, e em outros cubanos e cubanas que,sem se deixarem intimidar pelas pressões, as agressões e humilhações cotidianas de que são vítimas, continuam enfrentando a tirania castrista.
E se encarnam ainda, em primeiro lugar, nas centenas de prisioneiros políticos e, sobretudo, no jornalista independente Guillermo Fariñas, que, enquanto escrevo este artigo, há oito dias está em greve de fome emCuba para protestar pela morte de Zapata e exigir a libertação dos presos políticos.
O curioso e terrível paradoxo é que no interior de um dos mais desumanos e cruéis regimes que o continente conheceu se encontrem hoje os mais dignos e respeitáveis políticos da América Latina.