Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NOVELAS, A GENTE VÊ POR AQUI.

A NOVELA DE SÃO LUÍS DO QUITUNDE. É assim, Ciço das Cachorras foi prefeitchinho de Matriz do Camaragibe entre os anos de 1997 a 2004, depois disso o cara se muda prá São Luís do Quitunde e se elege prefeitchinho mais uma vez, fica por lá de 2005 a 2008 – ano que se reelege… opa, tem algo errado, o cara tá indo prá o 4º mandato com a estratégia de mudar de cidade (prefeitchinho itinerante). A justiça acata a justificativa d [leia mais]

CONHEÇA AS QUATRO UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR.

CONHEÇA AS QUATRO UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR.
04 coisas que você nunca soube sobre seu celular.
Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II
Você já trancou seu carro com a chave dentro?
Seu carro abre com controle remoto? Bom motivo para ter um celular.
Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa, ligue pelo seu celular, para o celular de alguém que esteja lá. Segure seu celular cerca de 30cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá destrancar seu carro, evitando de alguém ter que ir até onde você esteja, ou tendo que chamar socorro. Distância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilômetros de casa, e ainda assim terá seu carro destrancado.

Emergência III *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.

Emergência IV *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

PS: Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares

Ele pode, você não

Ele sai com amigos, chega tarde e você? Nem pensar! As regras são desiguais, o que fazer?

Ele sai toda sexta-feira para um chope com os amigos. Você não pode fazer o mesmo ou dá a maior briga. Ele pode ir à despedida de solteiro do colega. Você, nem pensar! Ele desliga o celular e diz que acabou a bateria, mas se é a bateria do seu que termina, ah, com certeza está aprontando alguma. É claro que você não gosta dessa situação, só por amor acaba aceitando. O que fazer?


Estamos falando do clássico "homem pode, mulher não", comum em muitos relacionamentos, como o da usuária do Bolsa de Mulher Suh, que namora um corintiano fanático. "Quando ele vai aos jogos eu não posso nem ir a um barzinho com minhas amigas porque ele fala um monte. Diz que é diferente barzinho de estádio", conta. Para Suh seria uma forma de ela se divertir também. "Acabo ficando em casa para evitar brigas enquanto ele está se divertindo. Isso me incomoda e me sufoca", diz. Ela ama muito o corintiano, mas não sabe se vai suportar a situação. "Se eu casar com ele vai ser pior", antecipa.

Machismo e ciúme

A usuária do Bolsa Mariana tem um filho pequeno com o namorado, que é ciumento e possessivo. "Tanto é que, quando a gente decidiu ficar junto, ele exigiu que eu me afastasse de todos os meus amigos dos tempos do colégio. Apaixonada, fiz o que mandou e nunca mais falei com ninguém", conta. A história não para por aí: "Ele saía à noite, chegava bêbado em casa e nunca me convidava pra ir. Outra vez, ele foi num futebol da empresa que trabalhava e disse que era só para homens. Quando liguei, ouvi várias vozes de mulheres e foi horrível", descreve.

Mari achou que o comportamento do namorado poderia melhorar, mas não foi bem assim. "Tenho pensado muito em terminar, pois se não mudou até agora dificilmente vai mudar. Imagina a gente casado: não poderei sair sem ele, nem falar com amigos e amigas, não poderei fazer nada, só viver pra ele, única e exclusivamente, é isso que ele quer", diz. Mari enumera ainda o que ela gostaria de fazer e o namorado proíbe: "Eu amo canto, mas ele não me deixa fazer aulas. Amo dança de salão, ele não permite. Se digo que vou a um congresso, a um aniversário de amiga, a uma palestra etc, ele não deixa. Eu vivo e não estou vivendo, essa é a realidade", desabafa.


TESTE: VOCÊ É MACHISTA NA CAMA?

A usuária do Bolsa de Mulher Inara Virginiana sabe muito bem o que é isso. "Meu marido pode sair e jogar pôquer com os amigos três a quatro vezes na semana, e eu tenho que ficar em casa cuidando dos nossos dois filhos", conta ela, que se sente sufocada. "Ele fica controlando para onde vou, que horas volto. Não me deixa fazer nada sozinha", diz ela. O marido é ciumento e, às vezes, perde o controle. "Ele é muito grosso e mal-educado. Por qualquer coisa começa a gritar. Se não fazemos sexo quando ele quer, começa a bater porta, não conversa, não se expressa. Se eu tento falar, me ignora", reclama Inara, sem saber o que fazer para melhorar o clima, preocupada com o bem estar dos filhos.

Relação de poder


Segundo a psicóloga Sabrina Billo, quando falamos de um relacionamento em que duas pessoas se uniram por amor e afinidades, o ideal é que as regras entre os dois indivíduos sejam iguais. "Qualquer relação diferente disso é uma relação de poder, que acontece de diversas formas. A mais comum entre os casais é a de gênero do homem sobre a mulher, conhecida como 'machismo'", explica ela, afirmando que, se ele pode sair com os amigos, mas ela não, ou se a bateria do celular dele podeacabar, mas a dela nunca, isso é machismo.

Sabrina lembra que a razão alegada por homens e mulheres para tal comportamento é o ciúme. É isso mesmo? "No pensamento machista, várias vezes aparece a preocupação com 'o que os outros vão dizer'. Às vezes, ele nem sente ciúmes dela mas se preocupa com ‘o que o fulano do trabalho vai dizer se vir minha mulher dando sopa por aí?'", explica Sabrina, salientando que muitas vezes a opinião e o julgamento dos outros tem peso maior, mas a mulher aceita melhor e fica até lisonjeada se ele alegar ciúmes.

Marcas profundas


Sobre os depoimentos encontrados no fórum do Bolsa, em que o machismo acaba se revelando em brigas e intolerância, a psicóloga afirma que existe a agressão física e a psicológica, que pode incluir agressões verbais. "Apesar das marcas psicológicas não serem visíveis, são mais profundas no indivíduo. Certamente 'compraremos um pacote' em qualquer relacionamento, todos temos qualidades e defeitos. Há muitas mulheres tão machistas quanto os homens", afirma.

Sabrina lembra que o homem machista possivelmente foi criado por uma mulher dizia para o menino: "Homem não chora", "tu tens que ser homenzinho". E para a menina: "Teu irmão pode namorar várias, ele é homem, tu não pode" e por aí vai. É uma questão cultural. Neste quesito, a mudança de comportamento e pensamento começa com uma mudança na forma da criação dos filhos, com igualdades entre os sexos desde pequeninos. Isso pode levar gerações. Mas com certeza, começa hoje.


Já com pessoas adultas, a mudança se dá a partir de muita conversa. Se o seu homem é machista e os direitos e deveres são desiguais entre vocês, a psicóloga avisa que é possível mudar, sim. Só que, para isso, ele tem que querer. "Todo comportamento pode mudar, mesmo uma característica tão arraigada e exercida há muito tempo. Basta a pessoa querer. E aí são outros 500

WD 40!!!! (vc já ouviu falar disso?)

O produto se originou da pesquisa por um protetor contra ferrugem e desengraxante para proteger peças de mísseis. O WD-40 foi criado em 1953 por três técnicos da San Diego Rocket Chemical Company. O nome vem do projeto, que tinha por objetivo desenvolver um composto para repelir água (Water displacement). Eles tiveram sucesso com a quadragésima fórmula, portanto WD-40. A Corvair Company adquiriu o composto a granel para proteger os componentes dos mísseis Atlas.
Ken East (um dos fundadores) disse que não há nada no WD-40 que seja prejudicial às pessoas.
Quando você ler a parte sobre porta de box de banheiro, experimente.

É a primeira coisa que funcionou para remover manchas da porta do box.
Se o seu for plástico, funciona do mesmo jeito como vidro. É um milagre!
Tente no fogão... voilá! Vai brilhar como nunca. Você vai ficar maravilhado.

Seguem alguns usos:

01) Protege prata de ficar preta.
02) Remove piche e asfalto da pintura do carro.
03) Limpa e lubrifica cordas de guitarra.
04) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem deixá-lo escorregadio.
05) Repele moscas de vacas.
06) Limpa e restaura quadros-negros.
07) Remove manchas de batom.
08) Desengripa zíperes.
09) Desembaraça correntes e bijuterias.
10) Remove manchas de pias de inox.
11) Remove sujeira e gordura de grelhas e churrasqueiras.
12) Evita que vasos de cerâmica se oxidem.
13) Remove manchas de tomate de roupas.
14) Limpa manchas de portas de box de banheiro.
15) Disfarça riscos e arranhões de pisos de cerâmica e mármore.
16) Mantém tesouras em bom funcionamento.
17) Lubrifica dobradiças barulhentas em carros e em casa.
18) Remove marcas de sola de sapato do piso da cozinha. Não estraga o piso e a remoção é fácil. Lembre-se de abrir as janelas caso haja muitas marcas a serem retiradas.
19) Restos de insetos estragam a pintura do carro se não forem removidos logo. Use WD-40!
20) Serve para lubrificar escorregadores no playground para se escorregar mais rápido.
21) Lubrifica a transmissão e controles em cortadores de grama.
22) Elimina rangidos e barulhos de balanços.
23) Lubrifica os trilhos da janela para ficarem mais fáceis de abrir.
24) Aplicado na haste do guarda chuva facilita abrir e fechar.
25) Restaura e limpa painéis e superfícies de couro em carros, bem como parachoques plásticos.
26) Restaura e limpa bagageiros de veículos.
27) Lubrifica e elimina ruídos em ventiladores elétricos.
28) Lubrifica rodas e catracas em triciclos e bicicletas.
29) Lubrifica correias em lavadoras e secadores e evita ruídos.
30) Protege serras e serrotes contra ferrugem.
31) Remove gordura de fornos.
32) Evita que espelhos de banheiros fiquem embaçados.
33) Lubrifica próteses.
34) Repelente de pombos (eles odeiam o cheiro).
35) Remove restos de duct tape.
36) Algumas pessoas aplicam nas mãos, braços e joelhos para aliviar dores de artrite.
37) Uso favorito na Florida: removedor de insetos da frente do carro.
38) Uso favorito em Nova York: WD-40 protege a Estátua da Liberdade do tempo.
39) WD-40 atrai peixes. Aplique UM POUCO nas iscas vivas e logo você vai pegar aquele bem Grande. Muito mais barato que os produtos feitos para esse fim.
40) Use para picadas de formiga. Elimina o ardido imediatamente e faz parar de coçar.
41) WD-40 é ótimo para remover giz de cera de paredes. Aplique no local e limpe com um pano.
42) Se alguém lavar um batom junto com as roupas, aplique WD-40 nas manchas e lave novamente..
43) Se o carro não pegar, pois o distribuidor está molhado, aplique WD-40 na Tampa do distribuidor e o carro deve funcionar.
Mantenha sempre uma lata de WD-40 no armário da cozinha.
É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz.

P.S. O ingrediente básico é óleo de peixe.

Atenciosamente,
João Dragojevic Bosko
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT
Centro de Engenharia Naval e Oceânica – CNAVAL (Laboratório de Instrumentação)