Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Em Teotonio Vilela, campanha está violenta

A cidade de Teotonio Vilela, que carrega o nome do “Menestrel”, vive hoje tempos de terror semelhantes ao clima de tensão da ditadura militar. No município, duas candidaturas e no meio do jogo sem regras, a não ser as do faroeste, compra de votos, as polícias civil e militar banhadas pelas águas da corrupção e o desejo de tropas federais.

O radialista Walmar Buarque, que está na cidade, sofreu dois atentados. Escapou por pouco. Os dois atentados foram na semana passada. Segundo ele, a polícia acompanha a oposição, para pressionar.

“Fui denunciar à delegacia os atentados, mas os policiais civis disseram que a cidade tinha dono e eles tinham que atender às ordens do dono”, contou.

O delegado Geral da Polícia Civil foi contactado. Avisou que Teotonio Vilela tem 13 policiais, mas, na prática, só há dois. O delegado atende em Sâo Miguel dos Campos. “A Guarda Municipal está armada. Atirou em um menino de 16 anos e ainda chutaram o menino. O exame de corpo de delito está sendo feito em Arapiraca”, descreveu.

###

Em Matriz de Camaragibe, o clima não é diferente. Um candidato a vereador foi perseguido, dentro da cidade e aos olhos de todos, por outro candidato. Segundo o outro, o candidato estava filmando seu comício. A polícia nada encontrou. Era a ilusão da tensão.

Na cidade, até o candidato de São Luiz do Quitunde, município vizinho, Cícero Cavalcante, participa da campanha. Tenta garantir o poder em duas cidades, quando o normal seria em uma só. Pelo menos são as regras da Justiça Eleitoral. Ou não é assim?

###

Regras e leis. Detalhes na Assembléia Legislativa. O presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo, recebeu neste domingo as chaves da nova e reformada casa dos parlamentares.

Mas, sem regras e sem leis, os deputados iniciaram as disputas pelos gabinetes. Os melhores, segundo eles, são os que têm visão para o mar. Alguns até tentaram chegar na frente, garantir, sem sorteio, as chaves da nova morada, mas os engenheiros da obra disseram que tudo será entregue a Toledo. Ele vai decidir o critério.

Por enquanto, o único gabinete garantido é o do presidente. Maior e mais luxuoso. O resto não se sabe se terá ou não sorteio. Há até critérios. Os suplentes, por exemplo, não participam do sorteio porque... são suplentes.

Quarta-feira começa a movimentação para as respostas.

Nenhum comentário: