Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Amarelo real

Oriundo das cortes imperiais da China, o chá amarelo é eficaz contra o envelhecimento, facilita o controle do peso e ainda ajuda no combate ao câncer





A bebida de sabor suave e rica em propriedades antioxidantes pode ser inserida no topo da lista das inúmeras contribuições orientais para o equilíbrio do organismo. O aspecto amarelo-dourado é proposital: de acordo com o médico e fitoterapeuta Alexandros Botsaris, do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, o chá foi desenvolvido por produtores chineses de modo que tivesse a mesma cor da realeza, para agradar o imperador.
De difícil cultivo e processamento, era uma regalia exclusiva das elites. Um chá, portanto, de alta qualidade, que recentemente vem ganhando notoriedade no mundo ocidental, sobretudo quando o assunto é saúde.
Vantagens no paladar
A planta de origem é a mesma dos chás verde, branco e vermelho, de nome científico Camellia sinensis ou Thea sinensis. A diferença está no modo de produção (veja na página 38). "Depois de colhidas, as folhas passam por um processo de secagem lento", explica Botsaris.
De acordo com o fitoterapeuta, elas ficam repousadas até adquirirem uma aparência mais amarelada, o que faz que a cor do chá também mude. Por ser um procedimento trabalhoso, o chá amarelo é o mais raro entre os demais tipos, produzido apenas na China. O fator mais levado em conta no momento de sua produção é a eliminação do gosto forte e mais amargo característico do chá-verde, o que constitui a grande diferença entre as duas bebidas.
Com o processo de secagem demorada, o sabor fica mais agradável. "É um gosto leve, fácil de habituar e mais gostoso de apreciar, fazendo que o chá amarelo seja uma opção mais atraente", conta Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen. O aroma também se torna distinto, descrito por muitos especialistas como fresco e floral. "Se for misturado com outras ervas, o cheiro pode ser até confundido com o do chá-preto", diz Nardino.
Além de mais saboroso, o chá amarelo possui tantos benefícios quanto o chá-verde. Ele é rico em três potentes antioxidantes
Três antioxidantes poderosos
O chá amarelo possui tantos benefícios quanto o seu parente, o chá-verde. Nardino explica que ele é rico em três tipos de antioxidantes, chamados polifenóis: "Pertencentes à variedade do catequina/polifenol, esses três compostos são considerados como os antioxidantes mais potentes que podem ser encontrados nos alimentos".
O primeiro, tanino, é o elemento que pode auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL), melhorar o fluxo do sistema venoso e prevenir males circulatórios, sobretudo a aterosclerose, doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de placas de lipídios e tecidos fibrosos dentro dos vasos sanguíneos.
Já os outros dois tipos, flavonoides e catequina, representam uma ótima vantagem para quem precisa reduzir o excesso de peso: aumentam o metabolismo dos lipídios e dos carboidratos, acelerando a queima de gordura. Esses três polifenóis ainda são responsáveis por proteger o corpo dos chamados radicais livres, que são moléculas ligadas a processos degenerativos do organismo.
Como resultado, há um maior combate ao rápido envelhecimento das células, contribuindo para um corpo mais jovem e saudável. "É por isso que muitos especialistas recomendam a ingestão dessa bebida preciosa para prolongar até mesmo a vida",

Nenhum comentário: