Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Acerte no seu alvo

Qual é o seu projeto de vida? Localize desejos, transforme-os em metas, planeje todos os passos e comece a agir. É a melhor forma de realizar os seus sonhos

Concentrar-se no presente com a cabeça no futuro é uma das formas de realização
Para sonhar e realizar, é preciso estar bem acordada, inteira e disposta. Senão, o sonho nunca sai do universo onírico e sonolento, ou das gavetas da fantasia. Isso não quer dizer que devemos economizar na imaginação. Como disse o poeta Fernando Pessoa, 'quem sonha pouco, realiza pouco'. É essencial deixar a mente se abrir e dar corda para os desejos. Alimentar o sonho, como fazemos com uma criança pequena. Deixá-lo respirar, correr, crescer. Mas há um momento em que é preciso se concentrar e agir. É quando ele se transforma em meta, e daí em projeto. A partir desse passo importante, você consegue ir ao encontro do que realmente deseja.

Isso vale para tudo. Do curso de línguas no exterior à compra de um sítio. Sim, e também para as conquistas afetivas, amorosas. Quem quer se casar, por exemplo, pode achar que esta é uma realização que cabe aos céus, aos desígnios do destino. Mas, se nos deixarmos flutuar pela vida como uma folha de papel ao sabor do vento, nada acontece.

É preciso assumir o sonho, trabalhar para transformá-lo em projeto e curtir cada momento do processo até a realização. 'Afinal, a travessia é tão importante quanto a chegada', diz o escritor e consultor baiano César Souza, autor de O momento da sua virada (Editora Gente). Mestre em neurolinguística, o paulistano Eduardo Carmello

Para que alguém acredite nas suas idéias e nos seus projetos, é preciso antes que você bote fé em si mesma. E, para isso, deve estar inteira, focada, com corpo, mente e espírito em harmonia. Um exemplo? Você tem como projeto fazer um curso de pós-graduação ou sonha fundar uma ONG dedicada a causas sociais. Mas fica sempre adiando: 'quando eu sair desse trabalho, finalmente vou poder...' ou, 'quando me aposentar, acho que será a melhor hora para eu começar...' E por aí vai. Quer dizer: por aí, a coisa não vai. Porque não há como algum projeto ser realizado dessa maneira. Quem espera, nunca alcança.

O filósofo francês Jean-Paul Sartre disse uma vez: 'Você é condenado a ser livre'. Viver é escolher o tempo todo. Com planejamento, metodologia e determinação conseguimos alterar nossas rotas e transformar nossas histórias: estamos com as rédeas nas mãos.

PLANEJAR É PRECISO

Especialistas e consultores são unânimes ao afirmar: sem planejamento, não existe realização. Para mirar no seu alvo e acertar, planeje cada passo dessa trajetória. Este processo inclui a produção de um documento de intenções. Caneta e papel na mão, escreva os seus objetivos. Ou digite no seu computador. Esta tarefa, recomendada insistentemente em livros e manuais americanos, tem lá a sua eficiência (não é à toa que os Estados Unidos são um dos países mais empreendedores do mundo). Ao registrar idéias e ideais, responsabilidades são assumidas. É como se existisse um termo de compromisso entre você e seu projeto.

Para o médico e consultor Eugenio Mussak, de São Paulo, há uma diferença crucial entre 'fazer planos' e 'elaborar um planejamento'. 'O mundo competitivo de hoje não permite que fiquemos apenas na divagação poética de fazer planos, que na maioria das vezes nunca serão implementados. Seja seu próprio presidente de planejamento e evite surpresas', diz ele.

Nenhum comentário: