Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 25 de outubro de 2008

A outra guerra colombiana

Semana passada, movimentos indígenas se reuniram na província de Cauca na Colômbia para protestar as promessas quebradas dos acordos de terra com o governo. Sua única exigência era uma reunião com o Presidente Álvaro Uribe. Porém, ao invés de responder ao convite para a reunião, o Presidente Uribe enviou o exército e a polícia, com helicópteros e veículos armado, abrindo fogo contra os manifestantes.

A violência desnecessária do governo gerou uma revolta ainda maior das comunidades indígenas, o que levou grupos de outras 16 províncias a aderirem aos protestos. Para continuar a pressionar o governo, os grupos indígenas irão marchar de Cauca até Cali esta semana. Se o Uribe continuar com sua política de repressão autoritária e violenta, a marcha esta semana poderá ter um fim trágico. A comunidade internacional pode ter um fator decisivo sobre os acontecimentos, basta o Uribe saber que estamos olho e exigimos uma resolução pacífica para a situação indígena colombiana. Envie uma mensagem agora para o Presidente Colombiano Álvaro Uribe através do nosso site, clique no link:

http://www.avaaz.org/po/derechos_indigenas_colombia/

Os povos indígenas da Colômbia têm todo o direito de protestar, de acordo com a OINC (Organização Indígena Nacional da Colômbia) desde que o Uribe entrou no poder 1.253 indígenas foram assassinados e 54.000 foram removidos de sua terra ancestral. O Presidente Uribe assinou um acordo para devolver as terras tomadas, mas as promessas nunca foram cumpridas. Com a valorização das terras por causa do lucro das plantações de palmito, o Uribe desistiu de comprar terras para serem transformadas em reservas indígenas.

Segundo a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, “Os povos indígenas tem direito à terras, territórios e recursos que eles tradicionalmente habitam” e que “Os Estados devem dar reconhecimento legal e proteção sobre estas terras, territórios e recursos naturais”. Porém o Presidente Uribe está fazendo de tudo para desdenhar os grupos indígenas. Frente aos olhos internacionais o Presidente Uribe não poderá mais se esquivar dos seus compromissos com os povos indígenas nem cometer atrocidades com seu exército. Participe desta campanha enviando uma mensagem em solidariedade aos grupos indígenas da Colômbia:

http://www.avaaz.org/po/derechos_indigenas_colombia/

Essa luta poderia bem ser no Mato Grosso, no Pará ou em Rorâima. O continente Americano tem um triste histórico indígena permeado de injustiças, assimilação cultural, exclusão social e massacres. Não podemos chegar ao século XXI permitindo que isso ainda aconteça. Por muito tempo a América Latina foi guiada pelos interesses da elite rural que mantém o seu poder a qualquer preço, chegou a hora de erguermos nossas vozes pelos povos indígenas e pelos seu legítimo direitos à terra.

Com esperança,

Ricken, Graziela, Paula, Pascal, Iain, Alice e toda a equipe Avaaz

Leia mais:

Choques com policiais na Colômbia deixam 2 índios mortos:
http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=74533

Colômbia: confrontos entre indígenas e polícia:
http://diario.iol.pt/internacional/colombia-indigenas-protesto-confrontos-uribe/1003411-4073.html

Cruz Vermelha alerta para deslocamentos em massa na Colômbia:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL799035-5602,00-CRUZ+VERMELHA+ALERTA+PARA+DESLOCAMENTOS+EM+MASSA+NA+COLOMBIA.html

--------------------------------------------

SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa 'voz' em várias línguas européias e asiáticas.
Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertasclique aqui


Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org, ou envie correspondência para 857 Broadway, 3rd floor, New York, NY 10003 U.S.A. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo.

Nenhum comentário: