Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Resiliência:por Zoelmaem

Ela pode fazer a diferença na sua vida.

VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER TER!!!

O conceito vem da física: É a propriedade que alguns materiais apresentam de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão.
Trazendo para o universo humano, podemos praticamente explicar assim: Uma pessoa resiliente não se deixa abater com facilidade, não sente necessidade de culpar os outros por seus fracassos, supera-os lutando com mais garra. Tem bom humor, sempre age com ética, e para completar o requinte, dispõe de uma energia vital contagiante, as vezes espantosa.
Queridos internautas, confesso e com muita sinceridade, que tornar-se uma pessoa resiliente requer um nova atitude diante da vida, que vai muito mais além do que se pensa, pois é preciso se permitir, para viver diferente.
Estou falando de uma qualidade que nos faz sentir pessoas especiais, mais equilibradas e conseqüentemente bem mais felizes. Aprendemos a lhe dar com as frustrações com sabedoria, simplesmente porque nos tornamos mais criativas e hábeis.
No universo mental de um resiliente, não há espaço para somatizaçõs, aquelas doenças que nos aparecem ”do nada”…
Do nada, que nada! São anos de pensamentos e sentimentos mal resolvidos, que inconscientemente guardamos no corpo e na mente, sem ter a mínima noção do prejuízo causado para o futuro.
Ser resiliente consiste no equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, de atingir outro nível de consciência, que nos traz uma mudança de comportamento e a capacidade de lidar com os obstáculos da vida pessoal e profissional.
Aproveitando essa oportunidade para mais uma vez desmistificar o universo da nossa sexualidade. Esse aspecto tão importante das nossas vidas e que para alguns, ainda trata-se de algo rico em tabus, medos e preconceitos. A resiliência pode ser uma grande aliada nesta nova visão do universo sexual. Inclusive para ampliar o leque de oportunidades e carinhosamente deixar bem transparente que A SEXUALIDADE TRANSCENDE OS LIMITES DO SEXO.
Nunca é tarde para iniciar mudanças no nosso bem estar emocional. Qualquer pessoa pode desenvolver a capacidade de resistir e de crescer em meio a repetidos problemas… basta querer!
Comece mentalizando seus projetos de vida, sonhe mais e bem mais alto. Escolha um dia na semana para relaxar, faça uma mensagem ou medite sozinho com som o som da natureza. Torne-se um otimista incurável, todos vão perceber sua mudança e tentar copiá-lo. Pratique um esporte para aumentar sua disposição e vitalidade. E finalmente, apure seu senso de humor, essa atitude te afastará dos pessimistas.
Muito se pode falar sobre a resiliência, estudos científicos estão sendo comprovados para confirmar as beneficias na vida das pessoas que tornam-se resilientes.
Imaginem se nós ensinarmos as nossas crianças e jovens a desenvolver essa habilidade ainda na tenra idade. Tenho certeza que o mundo se tornaria melhor, que as relações humanas voltariam a ser de confiança, cheias de luz, de verdade, de bom humor, honestidade e muito sucesso.
A competição, a individualidade e a necessidade de mostrar poder tem reinado na atual sociedade. O que estamos esquecendo é que somos os responsáveis por essas mudanças, e que estamos preparando o nosso próprio futuro. É lá que vamos viver!
Dificilmente conseguimos ser felizes sem paz, sem fé e amor. Muito menos sem o aconchego familiar, os amigos verdadeiros e alguém para dividir nossos lençóis nas noites de chuva.

Que tal começar essa mudança hoje? Sim, porque existem dois tipos de indivíduos: Os que nasceram e os que se tornaram resilientes.

Nenhum comentário: