Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 9 de janeiro de 2011

A importância da Terapia Sexual

A terapia sexual dá a oportunidade de a pessoa se conhecer melhor. Não é verdade que as pessoas só procuram um terapeuta sexual para ajudá-las a resolverem problemas com alguma disfunção sexual. Atualmente a procura é maior do que se possa imaginar. A cobrança e a exigência de um “excelente” desempenho tem sido muito grande.
Essa cobrança ou exigência é um dos grandes componentes psicológicos da dificuldade de ereção, ejaculação e muitas vezes grande inibidor do próprio desejo sexual. Entre outros fatores que dificultam o relacionamento sexual, após serem descartados os problemas orgânicos.
Nossa sociedade nos ensinou que tudo o que é ligado ao sexo – principalmente para a “mulher” – é sujo, é pecado ou proibido. Isso causou inúmeras dificuldades às mulheres. Por outro lado, o “homem” aprendeu que “ser homem”, mostrar sua virilidade, é tudo o que precisa para se apoiar na imagem do machão, do másculo, do metrossexual.
Com o passar dos tempos ocorreu no campo da sexualidade uma transformação grandiosa e, atualmente evidente. A sociedade, a cultura patriarcal que se caracterizava principalmente pela diferença na distribuição de direitos, desencadeou uma intensa mudança nos comportamentos e nos relacionamentos. Através desses fatores temos recomendado, com alguma frequência, que as pessoas procurem um terapeuta sexual para ajudá-las a resolverem seus conflitos.

Qual é a função dessa terapia?
É decodificar suas dificuldades, ajudando-o a se conhecer melhor, mostrar seus conflitos internos. Para isso, a função do terapeuta é a de um espelho plano. Ajudar a pessoa a se arrumar, a se enxergar internamente, mostrando onde e porque está agindo de forma inadequada.
Sempre que eu precisar me arrumar por dentro (internamente), preciso de um terapeuta, um amigo, que não me julgue e que mostre onde estou errado e de que forma posso consertar esse erro. Isso é uma terapia.

Nenhum comentário: