Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 9 de janeiro de 2011

Relacionamento e autoestima

Como posso me relacionar com outra pessoa, me apaixonar, amar ou até mesmo interessar-me por alguém se não me conheço? Conhecer a si mesmo e ter uma boa autoestima é fundamental para se relacionar com o outro de maneira saudável e madura.
A boa autoestima interfere em todos os papéis da vida. Ela é a capacidade de acreditar em si, nas próprias qualidades e ter maturidade para enxergar e aceitar os próprios defeitos e ou limitações.
Conscientemente sabemos de sua importância, do que devemos ou não fazer, mas cada pessoa aprende em seu processo de desenvolvimento emocional a se estimar de acordo com sua educação familiar, religiosa e sócio cultural.
A pessoa que tem baixa autoestima não sabe se valorizar e frequentemente se sente inferior ao outro. Com isso, tem dificuldades em estabelecer relacionamentos. Ela pode se esconder do contato social ou, diante da possibilidade de um relacionamento, duvidar de si própria, gerando no outro essa mesma dúvida.
Um erro comum é a pessoa procurar no outro aquilo que falta em si e vice-versa, nesse caso o relacionamento se dá de maneira simbiótica – um vivendo no outro a parte que não tem desenvolvida, formando assim uma unidade, em que um não pode viver sem o outro. E vivem “infelizes para sempre”.
Para conseguir elevar sua autoestima, é necessário, antes de mais nada, despir-se dos mecanismos de defesa, olhar-se num espelho plano para se enxergar como se é verdadeiramente. Não só enxergar, mas gostar do que vê. Saber quem você é e gostar de si, se amar e acima de tudo se respeitar. A boa autoestima dá estrutura e base à existência do ser humano.
Com uma boa autoestima, nos tornamos seguros e podemos nos relacionar afetivamente, sexualmente, socialmente, profissionalmente e, principalmente termos na vida pessoal um relacionamento amoroso sadio – “gostar, amar, apaixonar-se pelo outro como a si”.
Exercite, então, sua boa autoestima. Olhe-se sempre e procure ponderar suas qualidades e defeitos, aceitando-os. Com certeza, você se dará muito melhor em seus relacionamentos amorosos e afetivos.

Nenhum comentário: