Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lidar com o estresse tem solução.....

Tudo tem um lado bom e você o encontrará


Estamos vivendo atualmente a Moderna era do Estresse, onde observamos que, cada vez mais, estamos mais e mais abarrotados de obrigações, responsabilidades, agendas lotadas, com necessidade de termos mais de uma especialização na nossa profissão, como os pós , MBAs, mestrados, doutorados, pós-doutorados, numa corrida obsessiva contra o tempo e pela garantia de permanecer no emprego e ou de arrumar um.

A competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Hoje o profissional precisa se superar a cada dia, batendo seu próprio recorde, com um aumento substancial de empregos "sem carteira assinada", os "PJs", como dizemos que, tal como os autônomos e os free-lancers, possivelmente só conseguirão algum trabalho no ramo da terceirização de serviços e, é claro, aí a seleção natural é evidente e bem objetiva e pragmática: só os melhores e os "mais feras"conseguirão a melhor vaga e o melhor salário no mercado de trabalho atual.

As mulheres, hoje tão liberais, modernas e 'super-poderosas' (embora muitas delas estejam ficando hiper esgotadas), estão tendo que se desdobrar em "dez", caso queiram manter o status e queiram ter a sua própria casa, carro, marido sendo que muitas preferem produção independente , filho(s), empregada (ou faxineira), cachorrinho, dinheiro para uma viagenzinha ou para cuidar do corpo e da pele. Nestes casos as 'super-poderosas' precisam começar o dia bem cedo, 5h ou 6h da manhã, para irem à academia, para depois deixarem o filhote na escola e saírem correndo para o trabalho.

No almoço, o 'fast-food' é a primeira opção e há o básico salada verde com franguinho grelhado para as mulheres-diets ou "muheres-zero". Sim, tudo às pressas, para poderem chegar ao trabalho na hora certa. Algumas mulheres ainda farão suas 'pós' depois do trabalho, outras irão para casa terminar os serviços não acabados e ver se os filhos fizeram o dever.

Também não é nenhuma novidade que as relações afetivas homem-mulher estão cada dia mais 'apoucadas', mais frouxas. Tanto eles quanto elas vivem reclamando, estão quase sempre descontentes, decepcionados, com sentimento de vazio, de solidão, solidão a um, a dois, sentimentos de impotência, medo do futuro.

Observamos também que, talvez até por falta de tempo ou pelos tantos problemas compartilhados em casa pelos casais, o que obviamente desgasta qualquer relação conjugal, que homens e mulheres têm se queixado cada vez mais de falta de interesse e de libido por parte da(o) parceira(o), de sentimentos de estarem sobrecarregados(as), sentindo falta de carinho, atenção, reconhecimento, gerando um distanciamento do casal.

O fato é que, seja em nome dessa "frustração", digamos assim, ou por qualquer outro motivo, muitos querem se distrair fora de casa, não raro saindo depois do trabalho para bate-papos com amigos em barzinhos, tudo regado a petiscos e muito chopp, enquanto outros confessam que precisam de relacionamentos extra-conjugais, entre outros, para se confortarem um pouco.

Fator também de suma importância para a gênese do estresse é o empobrecimento visível da nossa classe média, que trabalha cada ano mais e vê seu padrão de vida descendo cada vez mais. Possivelmente como conseqüência de tudo o que foi dito acima, muitos de nós (sobre)vivemos sob um grau considerável de estresse.

Solução?
Sim, tem. Sempre terá. Não há problemas sem solução! Precisamos afinar a nossa confiança e estima e acreditarmos no nosso potencial criativo diante do novo e das dificuldades e assim, prontamente desengavetarmos o nosso bom humor e as nossas ferramentas internas para boas mudanças, enfrentando as adversidades do dia-a-dia, não procrastinando, ou seja, não deixando para amanhã o que se pode fazer hoje, não tentando ultrapassar os próprios limites, não nos comparar com as outras pessoas, enfim, não podemos perder a capacidade de "ver globalmente" pois não há nada no mundo que não seja passageiro nem nada no mundo que não tenha o seu lado bom. É só procurar. E quem procura, acha.

Nenhum comentário: