Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Questões psicológicas.......

Muitos problemas sexuais podem ser causados por questões psicológicas como depressão, ansiedade, culpa ou medo, assim como a DE. Até bem pouco tempo acreditava-se que os fatores psicológicos fossem a causa principal de Disfunção Erétil, embora hoje seja conhecido que na maioria dos homens existem fatores físicos também presentes.

Hoje sabemos que 80% a 90% dos casos de Disfunção Erétil (DE) podem estar associados a um quadro clínico, ou ainda a problemas físicos, mas em alguns casos a disfunção pode estar associada a fatores psicológicos. Muitas vezes quando um homem se depara com problemas de ereção, inicialmente procura não se preocupar, porém quando acontece mais de uma vez passa a questionar vários fatores, desde o papel de sua parceira no ocorrido, ou logo se perguntar: "deixei de ser um homem de verdade?". Neste momento se inicia um círculo vicioso: insucesso-ansiedade-insucesso, levando o paciente a uma situação cada vez mais infeliz e muitas vezes complicada de relacionamento com sua parceira, e os fatores psicológicos negativos acabam interferindo na sua vida sexual.

O homem não tem como simular uma ereção. Se a ereção não é satisfatória e o faz experimentar uma situação constrangedora, isto poderá interferir no desempenho de seus relacionamentos subseqüentes, criando uma ansiedade que leva à repetição da decepção sexual.

A associação da psicoterapia com medicamentos é bastante utilizada atualmente e alguns autores acham que esta tática diminui o tempo de tratamento.

A DE de origem psicológica pode se manifestar de várias maneiras, como ejaculação precoce ou retardada, dor ao ejacular e a própria impotência. Problemas orgânicos, como diabetes, câncer, arteriosclerose, lesões neurológicas, etc. levam freqüentemente a complicações de ordem psicológica, portanto devendo ser tratado ambos os problemas.

Existem vários fatores a serem considerados na avaliação psicológica, como experiência sexual traumática, problemas de estilo de vida, doença orgânica, envelhecimento, expectativas irreais e/ou ansiedade em relação à performance.

Por isso é importante, quando deparar-se com esse tipo de situação, conversar com sua parceira e procurar ajuda psicológica, e em alguns casos procurar médicos especializados nessa área

Nenhum comentário: