Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 2 de agosto de 2009

O impacto do reajuste do Bolsa Família nas eleições de 2010 em Alagoas

A confirmação do reajuste de 9,68% no valor do benefício do programa Bolsa Família não terá um impacto decisivo somente nos indicadores sociais e econômicos do Estado - como os já apontados por economistas como o alagoano Cícero Péricles, para quem os benefícios federais tornaram-se o principal indutor do crescimento do Estado nos últimos anos.

O reajuste do Bolsa Família terá, também, um peso político fundamental nas eleições de 2010 no Estado.

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o programa Bolsa Família foi responsável, em todo o país, por um aumento de cerca de três pontos percentuais na votação de Lula no segundo turno das eleições de 2006.

Esse efeito eleitoral foi superior nos Estados do Nordeste.

Entre eles, advinha em qual o impacto do programa foi maior nas urnas?

Se você respondeu Alagoas, acertou.

A pesquisa da FGV estima que o Bolsa Família aumentou em 8,17 pontos percentuais a votação de Lula no Estado - o maior aumento do país.

Ou seja: com o novo reajuste, Lula conseguirá estender os benefícios do Bolsa Família aos seus mais novos aliados políticos “históricos” no Estado – o que pode convencê-los a se distanciar ainda mais dos tucanos no ano que vem, confirmando uma mudança na correlação de forças para a disputa pelo governo do Estado.

Nenhum comentário: