Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Você é feliz ou se faz?

Você é uma daquelas pessoas que vivem falando do cotidiano normal? Que reclama mais que realiza? Que insiste em usar o futuro do pretérito no lugar do presente? Tipo: eu faria, eu seria, eu queria, eu gostaria? Então você realmente não participa avidamente das idéias mais modernas dos grandes lideres e não conjuga no mesmo tempo verbal do nosso tão presente ano de 2008. Vamos repensar? Se dá, a oportunidade de recomeçar e escrever uma nova história… saiba que estou com você à partir de agora!
Como sabem sou Psicóloga e Educadora Sexual, Especialista em Sexualidade Humana, ainda… mãe, esposa, dona de casa, amiga, um ser inquieto por natureza… curiosa, determinada, ansiosa e ao mesmo tempo muito leve, plena, sonhadora e realizadora.
Irei compartilhar com você, algo que marcou minha vida. Nesses últimos dias participei de um grande evento em outro estado, ao mesmo tempo tão pequenino… quatro dias e para apenas 20 pessoas pré-selecionadas com entrevista individual realizada por um mestre da Psicologia e da Neurolinguistica. Meu maior objetivo era acrescentar em meu universo profissional, mas dei-me conta que o crescimento foi antes de tudo pessoal, cheguei a duas conclusões muito simples… essas me ajudaram a ter atitudes ainda mais positivas, decisões mais rápidas, atingir e superar os objetivos que me proponho em meus ousados projetos. São elas:
- Sua felicidade está diretamente proporcional a aceitação da realidade, e
- Sua inteligência é medida pela capacidade de adaptação dessa realidade.
O importante agora é aceitar e enfrentar a realidade por mais dura que ela seja e para isso caro amigo precisamos de algumas coisas imprescindíveis, como auto-confiança e ambição.
Para falar de auto confiança, vou me deter a um exemplo real no qual jamais esquecerei. “Quando criança, lembro-me repetidamente, as vezes, em que falava tão rápido com uma ansiedade tão latente que poucos conseguiam me entender. O mais engraçado era que ao invés de perguntar-me sobre o que estava tentando explicar riam de mim. Recordo como se fosse hoje… Eu chegava a gaguejar, como se o pensamento fosse mais rápido que as palavras que eu conseguia falar. Cheguei muitas vezes aborrecida em casa. Um dia minha mãe me disse… com uma voz leve e melodiosa: minha querida, não ligue pra isso… você é muito inteligente, poucos amigos seus vão entender que a sua cabeça funciona mais depressa do que o que sai da sua boca…isso é pra poucos. Daí com certeza deu-se o inicio do meu processo de auto-confiança, mas confesso só ter me dado conta do tamanho dessa força, a pouco. Sábias as palavras de minha mãe. Só agora entendo porque sou tão inquieta, estou sempre em busca, e tenho uma necessidade imensa de ser feliz e fazer feliz quem está ao meu lado.”
Por isso é tão importante você ter consciência da sua competência e usar sua força e seu talento, sem nenhum limite, sem absoluta economia, simplesmente porque as diferenças externas, não importam. Não se desperdice comparando-se com outros, cada um tem o seu talento, aceite o seu, você fará o que lhe cabe, o que você tem que fazer.
A realidade acontece além da nossa imaginação, por isso ela é complicada. Mas ela não nos condena ao sofrimento e sim a aprendermos a administrar tudo da melhor maneira possível, portanto pense grande e aponte alto, queira o melhor, você pode!
Auto-confiança não é pensar, estar e fazer o que quer… É acreditar no potencial criativo que tem dentro de si, contudo, consciente e informado dos fatos que acontecem nessa realidade que nos cerca. Você já parou pra pensar que o planeta Terra tem 6 bilhões de habitantes, 3 bilhões são mulheres, 20 são top-models, apenas uma é Zoelma Lima! Então você também é único.



Quando me dei conta de que sou única e todos somos únicos minha vida mudou, isso fortalece a auto-confiança, com tudo tenho total simplicidade e humildade para admitir que junto a minha responsabilidade pessoal e social, sou única, mas não sou a única. Acho isso muito importante.
Agora vamos falar um pouco da ambição, e você deve estar se perguntando porquê ambição…
Acredito que uma das piores coisas que acontecem no mundo,é ter alguém ao lado que não se importa em crescer, é trabalhar com uma equipe que não tem ambição em também crescer, é como ter um time que não se importa em ganhar… É como o que está acontecendo com a luta contra o terrorismo: lutar com quem não teme a morte, quando a maior arma que se tem é a ameaça à vida. Percebe que isso os torna inimigos invencíveis?
Na realidade nossas vidas têm um único sentido, a realização dos nossos sonhos. Quem não tem sonho não vive, apenas existe. Quando temos sonhos, desejos e metas à alcançar, temos porque acordar. E essa vontade de querer crescer, aprender, realizar os sonhos, fazer acontecer suas verdades e aceitar a missão é o que chamo de ambição. Sem fazer mal a ninguém, simplesmente se fazendo o bem.
Ambição é uma energia que nos mantêm jovens, entusiastas, inovadores e criadores. Nos movimenta e nos impulsiona pra vida. Tem tudo a ver com: eu faço, eu sou, eu quero e eu gosto. É exatamente assim, nunca mais no pretérito, de agora em diante sempre no presente. Seja feliz hoje…Pois é urgente ser feliz!

Nenhum comentário: