Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 29 de março de 2009

20 passos para controlar a ansiedade.

Começo de ano faz a gente pensar: muitas tarefas a cumprir, desejos a realizar e promessas a fazer. Siga as nossas dicas para manter a mente sã e o corpo também






Por Danielle Gaspar

1- Faça listas

O que é possível realizar? “Ir contra o relógio é uma luta perdida. Nessa hora é preciso ter consciência dos seus limites para não perder as rédeas”, comenta a psicóloga Roseli Meira (SP). Então, organize-se e escreva tintim por tintim tudo – absolutamente tudo – que você precisa fazer. Desde as compras até a manutenção do carro.


2. Happy hour

Permita-se a cerveja com os amigos. Cuidado apenas para não abusar do álcool. “Uma boa pedida são os sucos com betacaroteno. Frutas e legumes amarelados ou alaranjados são ótimas opções. Manga, carambola, pêssego e os tradicionais drinques com cenoura e beterraba, só para citar alguns”, sugere a nutricionista Lisnia de Paula (SP).


3. Durma bem

“A insônia pode ser apenas a ponta de um grande iceberg que compromete toda a sua disposição para o dia seguinte”, ressalta a neurologista Anna Karla, pesquisadora do Instituto do Sono (SP). Além de olheiras e aparência cansada, noites maldormidas podem causar até problemas cardíacos. Por isso, nada de televisão ou livros antes de deitar, afaste os pensamentos quando estiver na cama e garanta pelo menos oito horas ininterruptas de sono.


4. Abra-se para o mundo

Sim, tem horas que você deve se preservar, mas há certos momentos em que os convites para festas são bem-vindos.


5- Descanse os pés

Encha uma bacia com água morna e três gotas de óleos essenciais – bergamota ou flor de laranjeira. Mergulhe os pés por alguns minutos e relaxe.

6. Liberte-se

Fuja correndo das meias e dos sapatos apertados para que a corrente sanguínea siga livremente. Roupas que pinicam e fivelas que incomodam podem deixá-la ainda mais ansiosa.

O modelito certo ajuda a diminuir o inchaço, evitar as varizes e até mesmo contribuem para que você fique de bom humor o dia todo. Quem não adora chegar em casa e se livrar das roupas rapidinho?


7. Evite o “não”

Existe uma resposta científica para pensar positivamente. Para a pesquisadora e neurocientista Suzana Herculano-Houzel (SP), ordens sem a inclusão do “não” ajudam o cérebro a obedecer melhor. Pense em “acalme-se” em vez de “não se irrite”, e “relaxe” no lugar de “não se estresse por bobagem”.


8. Cara limpa

Pior do que a ansiedade é não conseguir escondê-la. Então mantenha a pele bonita e saudável. “Antes de dormir, tire a maquiagem e lave o rosto com água fria e sabonete facial neutro, para eliminar a oleosidade excessiva”, receita a dermatologista Adriana Awada (SP).


9. Inspire, expire

Respirar certo significa fazê-lo pausada e profundamente. O ansioso respira mal porque seu mecanismo é rápido e curto. Use as narinas para inspirar e solte o ar pela boca gradativamente. Concentre-se até conseguir manter os batimentos cardíacos num ritmo calmo.


10. Relaxe no banho

De manhã, você e sua pele devem ficar prontas para enfrentar o dia. Reserve alguns segundinhos e aplique um óleo revigorante que ajuda a recuperar as forças, fazendo uma automassagem caprichada. As corajosas podem intercalar duchas de água quente e fria. “O choque térmico estimula a circulação sanguínea”, explica o médico cosmiatra Jardis Volpe (SP).


11. Não surte

Se até agora você foi preservada de preocupações ou qualquer situação de estresse, parabéns! Isso tem muito mais a ver com as suas atitudes do que com as dos outros. Então conte até dez antes de achar que algo não tem solução para manter esse equilíbrio.


12. Cheque o calendário

20 passos para controlar a ansiedade
Começo de ano faz a gente pensar: muitas tarefas a cumprir, desejos a realizar e promessas a fazer. Siga as nossas dicas para manter a mente sã e o corpo também


13. Tente o novo

Aproveite as inúmeras novidades das prateleiras e experimente um hidratante ou um xampu diferente. Assim, estará pensando em si em uma das muitas idas ao supermercado, o que ajuda a manter a auto-estima lá em cima, afinal, qual mulher não fica empolgada para estrear um cosmético diferente?

14. Use o tempo a seu favor

Não é à toa que a maioria dos shoppings funcionam até tarde. Então busque os horários alternativos para ir às compras — você se estressará menos no estacionamento e até na fila do provador. A internet também pode ser uma excelente opção, pois com alguns cliques você pesquisa preços e recebe em casa o que deseja (e precisa) em poucos dias.


15. Não perca o seu foco

Seja objetiva. Com tanta coisa para fazer e resolver, comece pelo mais urgente. Vários consultores, experts em técnicas de mercado, ressaltam: elabore sua própria estratégia. Um plano bem-delimitado e consciente deixará você mais segura e menos ansiosa, por isso liste as prioridades e encare-as uma a uma.


16. Coma melhor

Fuja dos vilões da mesa (que também engordam!). Dados do Centro de Análise de Energia Vital (SP) informam que, para domar a ansiedade, é necessário evitar chocolate, café e açúcar. De fato, eles oferecem uma breve sensação de bem-estar, porém, assim como uma droga, temos uma vontade incontrolável (e muito mais intensa) de repetir a dose.

O resultado é péssimo para a pele, o peso e o humor. Foque nos alimentos ricos em triptofano: leite e derivados, banana, nozes, arroz, abacate, soja, grãos, trigo?


17. Beba água

Não espere sentir sede, pois alguns problemas de concentração, motivação para certas atividades diárias e até dificuldades com a memória podem ocorrer por conta de uma desidratação. Segundo o médico Alessandro Loiola (MG), a sede aparece quando o seu corpo já perdeu um ou dois copos da sua reserva de água. Beba pelo menos dois litros diariamente, o equivalente a oito copos.


18. Entre chás, incensos e preces

Busque seu próprio ritual de relaxamento, mas não invente moda, pois o tiro pode sair pela culatra. No caso do chá, saiba escolher as ervas e prefira as infusões de melissa e camomila. A mesma regra vale para os incensos, que devem ter boa qualidade. Tenha critério e desconfie dos muito baratos.


19. Movimente-se

Se você é malhadora convicta, não perca o ritmo! O momento é excelente para manter a forma liberando todo o estresse. Porém, se você faz parte daquele grupo cuja promessa de exercitar-se em 2008 virou lenda, pegue leve para não comprometer o pouco de energia que resta. Busque exercícios de baixo impacto como a ioga ou caminhadas ao ar livre ou dança.


20. Simplesmente seja honesta!

Eu, a jornalista estressada que assina esta matéria, confesso que fui desafiada para escrever estas 20 dicas. Quase enlouqueci por completo. Não é tarefa fácil descobrir sugestões preciosas e funcionais para uma mulher de verdade, que estuda, trabalha, cuida da família, da casa? Minha dica? Acho que se a gente se concentrar nas 19 acima, está de bom tamanho!

Nenhum comentário: