Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 8 de março de 2009

Dê um chega pra lá na ansiedade.

Pequenas atitudes deixam você muito mais tranqüila e permitem acabar de vez com esse mal
por Lorena Verli


De repente, começam as palpitações. A respiração fica acelerada. As mãos e os pés começam a suar e o corpo inteiro treme. Depois, vêm aquela súbita falta de ar e um friozinho danado na barriga. Essa é a descrição das manifestações típicas da ansiedade, uma sensação que todas as pessoas conhecem.

“A ansiedade é parte natural das emoções humanas, uma expectativa de que algo - bom ou ruim - vai acontecer”, explica o psiquiatra Luiz Vicente de Mello, supervisor do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A ansiedade é natural quando aparece em níveis moderados e gera estímulos para resolver situações do cotidiano. É o que acontece quando esperamos a resposta para aquele emprego tão desejado, o encontro com o amado ou a primeira semana de aula da filha. Mas algumas atitudes podem amenizar esses efeitos, por exemplo:


Dê um abraço
Pesquisadores observaram mulheres assistindo TV aninhadas nos braços de seus amados e notaram um aumento de 25% da oxitocina, hormônio capaz de afastar a ansiedade.

Em equilíbrio com a natureza
Um estudo norte-americano mostrou que pessoas habituadas ao contato com a natureza têm as pressões do cotidiano reduzidas. Vale qualquer tipo de atividade ao ar livre!.

Mire-se nos bons exemplos
Já reparou como algumas pessoas conseguem “sobreviver” a situações angustiantes? Então, siga o exemplo. Observe como elas reagem a momentos aflitivos e inspire-se.

Aposte nas cores
Segundo a cromoterapia, cada cor age de uma forma no organismo das pessoas, provocando reações diversas. Para os ansiosos, indica-se tratamentos com a cor verde. “Essa cor atua no sistema circulatório como um calmante”, revela a cromoterapeuta Sylvania Kabiljo, de São Paulo.

Foco nos pequenos prazeres
Concentre-se naquilo que lhe traz prazer. Na hora de viajar, por exemplo, nada de pensar na possibilidade de um acidente ou num assalto à sua casa. Ponha na mente a alegria de ter a família ao seu redor. Se necessário, diga “Pare!” em alto e bom som.

Arrume uma diversão
Todo mundo precisa descansar. Nas horas vagas, aproveite para fazer alguma atividade que lhe proporcione prazer. Com isso, você vai se livrar do estresse.

Ria de si mesma
Aprenda a rir nos momentos ruins. Com isso, o organismo libera endorfina, o hormônio relacionado às sensações agradáveis.

Valorize os bons momentos
Os ansiosos costumam apagar da memória o arquivo das boas recordações. Para evitar isso, procure rememorar com freqüência as boas coisas da sua vida

Nenhum comentário: