Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 29 de março de 2009

Razão e mágoas: uma prisão disfarçada .

Estes dois sentimentos para você são fundamentais? Reveja cada um deles e perceba como será mais feliz se deixar a vida mais leve.





Por Luciane Gerodetti*

Quantas vezes você se sentiu satisfeito ao ouvir: “Você tem razão”, como se ter razão fosse a coisa mais importante do mundo. É claro que em uma discussão, esse é, muitas vezes, o ponto de trégua, de fim de conversa. E para aquele que ficou com a razão, como um troféu, que alimenta o ego, fortalecer a vaidade ou mesmo um viés de autoconfiança. Certamente “ter razão” traz muitas vezes, aquela sensação de vitória sobre o outro, prazerosa, mas inútil.

Sim, inútil e tola, porque no fundo, ter razão não torna a vida mais feliz, ter razão não constrói relacionamentos saudáveis, ter razão não cura feridas...

Se existe algo que eu insisto em ensinar aos meus filhos é: “Ter razão não é importante”. Reflita por alguns instantes: o que é que você faz com a razão? Que bem real ela te traz? Que poder ela tem em vias de fato? De que maneira ela pode transformar algo? A razão é inócua. É um mecanismo de consolo que reconhece seus pontos, mas não faz nada em relação a eles. Sim, você tem razão, e daí?

Se você e seu companheiro estiverem discutindo sobre alguma coisa, não se deixe enganar. O fato de ele te dar razão, não significa que ele vá fazer diferente, embora ter a razão reconhecida possa fazer com que você se sinta ligeiramente melhor.

A mudança só vem como resposta ao amor, ao ganhar consciência sobre alguma coisa, a validar o que antes estava sendo ignorado, e isso, acredite, independe de razão. Guarde essa informação: ninguém muda porque o outro tem razão, por isso, não se apegue nas suas, achando que delas têm algum poder. A razão não é transformadora!

Se a questão fosse só essa, ok, vale uma conversa flutuante entre “concordos” e “discordos”, mas a razão pode se transformar em uma grande vilã, uma prisão disfarçada, capaz de aniquilar o frescor da vida. Como?

Você se magoou? Ok. Quantas razões você tem para se sentir magoada? Quantas razões você tem para sentir a raiva que sente? Muitas! Tenho certeza de que poderia descrevê-las com vigor e destreza.

Preste atenção. Aqui está o ponto onde a consciência entra: A razão te dá um álibi e ela diz que o que faz sentido é manter sua mágoa. Você tem razões para estar magoada.

Como vai deixar tudo e seguir adiante? Não faz sentido! A razão não deixa! Pareceria indiferença a tudo que aconteceu. Então você se magoa e se mantém magoada, esse é um meio de dizer que você se importa muito com o que aconteceu, e isso vira uma bola de neve que se autoalimenta, e quanto mais magoada, mais razões você busca para justificar e manter esse estado, e se você não as encontra, você as cria.


Com o tempo, a mágoa cria uma identidade em você e mais que isso, ela pode ser um trunfo de barganha. Você está magoada, ele sente culpa. Bingo! Você ganha o que quer. Parece sedutor continuar magoada. A questão é que mágoa é má-água, ela consome por dentro, como um vírus que vai se entranhando em suas forças vitais, é uma morte lenta e agonizante da sua alegria, seu entusiasmo, seu otimismo, sua confiança, sua saúde e seu relacionamento.

Tome uma atitude corajosa, nova e consciente: não importa que você tenha razão em estar magoada, triste, ressentida, raivosa, simplesmente vire a página, encontre saídas, transformações, faça escolhas, mesmo que difíceis.


Saiba que não há reciclagem para emoções como mágoa, tristeza, raiva, elas apenas se autorrecriam e corroem possibilidades positivas.

Abandone-as junto com as razões que tem para mantê-las. Abandonar a razão é mais difícil que abandonar a mágoa, mas você tem esse direito! Faça-o por você!

Renove sua vida, esse é um convite desafiador. Requer a flexibilidade das crianças que ainda não se cristalizaram, não se endureceram, que ainda encontram no dia-a-dia êxtases simples e nutritivos.

O mundo não muda porque você tem razão. O mundo muda quando você se torna consciente e faz escolhas!

Para ajudar a deixar ir a mágoa e a abrir espaço no coração para que a amorosidade possa fluir novamente, experimente agregar ao seu dia-a-dia umas gotas do composto floral Coraflor!

O coração é um templo que merece estar sempre limpo! Mas, por favor, não concorde comigo, não me dê razão, apenas limpe o seu!

Nenhum comentário: