Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quem está no controle?

As pessoas adoram estar no controle; ele as faz se sentirem protegidas e seguras.

Muito poucas se atrevem ao oposto, "estar fora de controle". Perder o controle pode ser muito amedrontador, frustrante e até mesmo aterrorizador, e desta forma as pessoas gastam um tempão e muita energia para mantê-los sob controle, controlar o outro e seu ambiente.

Eles desenvolvem muitas estratégias, desde as mais sutis até as mais óbvias, para ajudá-los a sentirem que estão no comando, por exemplo: manter seus pertences numa ordem precisa, horários certos para acordar, dormir, comer, fazer amor em um determinado lugar, uma vez por noite em uma determinada posição, e também insistir em vencer um argumento onde seu ponto de vista seja válido ou não.

Controle também pode ser uma sutil manipulação; o pretexto de ajudar os necessitados, ou ser solícito com os problemas dos outros; fazer com que tudo corra bem e todos fiquem felizes; tomar a responsabilidade por todos, para que fiquem e se sintam bem, assim no final das contas tudo está sob controle.

Nós vemos o oposto de controle, não como "fora de controle", mas sim como "Entrega".

Pois estar no controle não passa de uma ilusão.. Queira você ou não.

Entrega é a chave para criar amor, união espiritual e auto-realização.

Talvez muita gente tenha medo da entrega por confundir "entrega" com "submissão" ou "ficar fora do controle" mas na verdade as duas são muito diferentes.

Entrega é:

-Confiar que existe um grande "processo" na vida, do qual você faz parte, e pode se alinhar com ele. Acredito que todos já sentiram isso, de uma forma ou outra.

-Mostrar sua vulnerabilidade, admitindo quando você não sabe o que fazer e quando sente medo e insegurança.

-Fazer escolhas e assumir riscos – agir, mesmo com seus medos e inseguranças.

-Parar de julgar quando as coisas não acontecem do jeito que você queria.

-Estar aberto a surpresas, permitindo novas e mais possibilidades do que você imaginou, e que estas podem ser melhores, não piores, daquelas que você queria.

-Não se apegar aos resultados de suas escolhas, sendo bons ou ruins.

-Aceitar o que é e como é, neste momento.

Quando você se entrega, você é, e quando você é, você brilha!

--

Nenhum comentário: