Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Salve você ...

O início de um novo ano sugere mudanças significativas na nossa vida — é ideal para oxigenar e reciclar velhas idéias e hábitos. Um bom começo para essa transformação pode ser simplesmente prezar nossas fontes de contentamento e bem-estar e nos manter longe do que nos desagrada. Difícil? Que nada! Saiba como agora

ISABELA LEAL

A sua alegria...

Uma das frases mais felizes (literalmente!!) do compositor Vinícius de Moraes é: “A alegria é a melhor coisa que existe”. Estava certo o poeta... Esse sentimento inunda a alma, faz a gente se sentir bem, com o astral lá em cima e o melhor, com a auto-estima a mil. Sob o ponto de vista existencial, essa sensação de plenitude tem mesmo uma forte razão de ser. “O riso é um bem precioso, capaz de relaxar os músculos e produzir uma euforia contagiante.

Uma gargalhada espontânea tem o poder de transformar qualquer dor num fardo mais leve”, justifica a analista corporal reichiana Fátima Cardoso (SP). “As pessoas alegres sabem ver os aspectos positivos da vida, se afastam do que faz mal e prezam suas fontes de prazer”, complementa o psiquiatra Ricardo Moreno, professor da Universidade de São Paulo (USP) e médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Fazer o que os outros querem ou esperam de nós é um dos fatores que mais traz frustração. A essência da felicidade é procurar ao máximo se aproximar do que desejamos, dos nossos objetivos de vida e das relações humanas que nos engrandecem. Quem vive de bom humor tem mais saúde, amigos, energia e muito mais bons fluidos ao seu redor.

O seu corpo...

São muitas as maneiras que temos de preservar essa máquina inteligente funcionando em equilíbrio. Alguns órgãos e mecanismos são vitais, como por exemplo o intestino, a pele, a circulação, a respiração, o descanso e claro, o conjunto de tudo. “Para isso é preciso adotar alguns hábitos simples, mas eficientes, como ingerir 6 porções de vegetais por dia, incluindo sucos, cereais e frutas com casca, evitar a exposição excessiva ao sol, reduzir o consumo de gordura animal e inserir mais peixes no cardápio.

Assim a vida já se torna muito mais sadia”, aponta o psiquiatra e médico ortomolecular Cyro Masci, de São Paulo. Melhor ainda se esses momentos forem carregados por uma atmosfera de tranqüilidade. Na hora de se alimentar desligue o celular, saboreie a comida com calma, evite debater assuntos tensos e respire pausadamente. Para ter ainda mais benefícios físicos, faça caminhadas leves e alongamento diariamente — isso organiza as funções dos órgãos e melhora consideravelmente o fluxo sanguíneo. Ao final do dia entregue-se a um banho morno, calmo e demorado com um sabonete leve e de preferência de lavanda ou camomila, que têm propriedades relaxantes.

O seu espírito...

O foco principal aqui é você, na sua essência mais profunda, com suas emoções, crenças e aspirações afetivas. Na prática, isso significa ser fiel às próprias buscas, aos valores éticos e sentimentais. “O espírito é uma energia que está conosco desde o primeiro instante de vida. Ele é responsável pelas diferenças, pela beleza de cada um. A vida fica mais colorida quando o espírito está alegre, em paz, motivado... Geralmente os seres apaixonados são assim...”, acredita Fátima.

Outro aspecto que está diretamente ligado a esse assunto é a fé. “A religião é uma fonte de esperança e sua prática cotidiana está diretamente relacionada à satisfação de viver”, aponta o cardiologista Edmar Santos, mestre em medicina terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E até a ciência está de acordo. Há estudos que comprovam que aqueles que alimentam alguma crença espiritual ou que freqüentam congregações religiosas têm menos chances de desenvolver doenças cardíacas.

A sua saúde...

O segredo está em não ignorar qualquer tipo de alteração estranha e desconhecida, seja no plano físico, mental, espiritual ou emocional — os quatro pilares essenciais para sermos saudáveis. Nosso organismo está em equilíbrio quando esses fatores andam de mãos dadas, portanto fique atenta a sintomas como dor, cãibra, inchaço, fome exagerada ou nula, falta de concentração, insônia, tristeza e apatia. E lembre-se: “Dar e receber afeto é tão vital quanto comer e beber.

As pessoas não podem abrir mão de carinho, de propor uma boa conversa quando algo não vai bem com alguém, de curtir as amizades sinceras ou mesmo de viver um amor intenso e verdadeiro. Isso tudo torna a mente sadia e o coração tranqüilo”, resume Fátima Cardoso. O bem-estar é outro ponto fundamental. Deixe para cumprir protocolos naquelas situações inevitáveis, como trabalho e encontros formais, caso contrário, faça o que estiver a fim, não contrarie seus desejos e sentimentos. Se sentir vontade, dance; se tiver necessidade, descanse. “Dormir é um bálsamo, um bom sono faz maravilhas”, aconselha Cyro Masci.

A sua alma...

Poucas palavras são tão lindas quanto essa. Talvez seja porque ela expresse as mais belas emoções que uma pessoa pode ter: compaixão, serenidade, perdão, grandeza, fé, honestidade, alegria... Ter alma é a mais pura materialização de energia, significa estar vivo, em harmonia com o universo — é ela que integra um ser aos seus semelhantes, à natureza, ao cosmos, às coisas visíveis e invisíveis, místicas e práticas. “É ter consciência de que um ato reflete em outro e que toda atitude, seja ela qual for, tem conseqüências. Então temos que ter responsabilidade e sensibilidade antes de partirmos para qualquer ação”, explica o psiquiatra Cyro Masci. A alma é a nossa identidade interior. É ela que nos faz enfrentar um desafio, recuar na hora do medo e permitir-se ser feliz. Não é à toa que a expressão popular “lavar a alma” brota de momentos de felicidade intensa e até de demonstrações de bondade e generosidade.

Nenhum comentário: