Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 21 de abril de 2009

"Batalha"do GABEIRA NA CÂMARA.....

Gabeira afirmou que discursará da tribuna da Câmara amanhã. Disse que vai reconhecer um "erro" e iniciar uma "batalha" na Casa.
O erro: ter cedido passagens da cota a que faz jus como deputado para que familiares viajassem ao exterior. A batalha: convencer a direção da Câmara a modificar as regras que disciplinam o uso das passagens.
"No meu caso, há um ou dois bilhetes para familiares", disse. "Vou falar como um deputado que errou. Mas que não se compromete com o erro." Ele prometeu devolver o valor gasto aos cofres públicos.
Gabeira, porém, não precisou a data ou o destino das passagens aéreas nem informou quem as utilizou, para proteger a privacidade das pessoas, porque, segundo ele, elas "não sabiam que era irregular". O deputado disse considerar "inaceitável" a decisão da Mesa da Câmara na semana passada.
Para ele, ao liberar os deputados para ceder bilhetes aéreos a terceiros, a Mesa perpetuou o vício em vez de eliminá-lo.
O deputado diz que tentará mudar as regras pela via conciliatória. Se for malsucedido, cogita recorrer ao STF. "Senão abandono o mandato, termino o mandato discretamente e vou abandonar a política", afirmou. Entre as sugestões de Gabeira, estão: vedar a cessão de bilhetes a terceiros, inclusive parentes, e exposição das cotas (valores e trechos voados) na internet.
Gabeira afirmou ter sido excluído da reunião da Câmara que decidiu as novas regras sobre as cotas de passagens aéreas. "Eu tinha uma proposta para a Mesa. Não quiseram me ouvir. E saíram com essa decisão inaceitável", afirmou. "Independentemente deles, a partir da semana que vem, já coloco [meus dados] na internet."

Nenhum comentário: