Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 11 de abril de 2009

Por que parte das mulheres trai sem culpa ....

por Arlete Gavranic
Parte das mulheres está traindo sem ter um motivo aparente para isso e parece também em alguns casos não existir sentimento de culpa.

Mas o que leva à traição?

A psicóloga Maria Helena Matarazzo lembra que o fato do casamento estar ruim, faz com que algumas partam em busca de envolvimento afetivo.

Mas é engano pensar que é só em busca de afeto que elas estão. A traição também é uma reação à monotonia sexual ou frieza sexual que se instala em alguns casamentos. Hoje a busca por uma vida sexual prazerosa e ativa não é mais uma prática estritamente masculina.

As desilusões com o relacionamento também acabam motivando a busca extra-conjugal.

Outra queixa é de que alguns parceiros sempre se demonstram cansados ou distantes por excesso de trabalho.

Existem as longas separações motivadas por trabalho ou cursos. Muitos passam semanas e às vezes meses trabalhando ou fazendo um curso sem ter a possibilidade de voltar para rever a família, e nesses casos a carência pode se instalar em ambas as partes.

Fora isso, os conflitos, mágoas emocionais, lidar com as manias do outro o desgaste de lidar com os vícios. O consumo de bebidas ou drogas trazem à mulher uma sensação de insignificância e faz com que muitas fiquem mais atentas às suas necessidades de afeto e intimidade.

Novos tempos

Se antes as mulheres orgulhavam-se de ter um companheiro e entender que homens nem sempre eram afetivos ou interessados na qualidade afetiva/sexual do relacionamento. Hoje elas buscam um parceiro atento às suas necessidades. A falta de reciprocidade gera um sentimento de vazio, uma porta aberta para relações extra-conjugais.

Mas elas realmente estão traindo sem culpa?

Essa pergunta sempre vem à tona. O crivo moral de nossa criação traz o sentimento de culpa por fazer coisas erradas e a infidelidade também estaria sob essa perspectiva.

Mas é fato que algumas mulheres começam a viver a infidelidade conjugal sem culpa. Muitas não enxergam na infidelidade sexual algo de errado, pois em seus relacionamentos “oficiais” a demonstração de carinho e o interesse sexual muitas vezes deixaram de ser o motivo de estarem juntos.

Muitos relacionamentos conjugais, por falta de investimento do casal ou por diferenças pessoais que surgem no transcorrer do tempo, perdem o caráter afetivo/sexual de conquista, desejo e prazer. Muitos passam a viver um amor amigo ou fraternal.

Para outras, essa busca pode ser uma auto-afirmação, o sentir-se desejada, valorizada como mulher, a possibilidade de viver o prazer sexual com qualidade, a aventura, o “ideal” de sexo.

Existem também as que buscam relações de partilha: afeto, crescimento, amizade.

Infidelidade sinaliza que o relacionamento acabou?

As pessoas tendem a criticar, a julgar moralmente qualquer fala que sinalize traição. Sei que o tema ainda é difícil de ser tratado. Em muitos casos, onde o amor amigo está presente e existe a saudosa vontade de reviver e resgatar uma cumplicidade, é possível que haja um resgate da relação afetivo/sexual.

Em casos onde esse vínculo se desfez há muito tempo, sem julgar, é preciso entender o que mobilizou a infidelidade.

Muitas vezes a infidelidade pode ser uma forma de resgatar a sexualidade. Uma chance para o casal buscar esse (re) encontro bioquímico, que resgate a pessoa no prazer e na cumplicidade de sentir-se através e com o outro, um ser desejado e especial.

Nenhum comentário: