Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 12 de abril de 2009

Onde colocar o seu dinheiro.

Sete especialistas dão 18 conselhos para todos os bolsos e perfis de investidores
Por ROSELI LOTURCO




A crise financeira fez as bolsas de valores despencarem e tornou o preço das ações muito barato. Mas será que é hora de comprar ações? Ou é melhor investir em fundos, fazer aplicações em ouro ou comprar imóveis? Para explicar as vantagens e as desvantagens dos seis principais produtos financeiros, a você s/a ouviu sete especialistas que indicam alternativas para todos os bolsos e perfi s de investidores. “Invista onde você conhece, agora não é um momento para aventuras e apostas”, diz José Cláudio Securato, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) e professor da escola Saint Paul de Negócios, em São Paulo. Se você quer começar a investir agora ou quer redefi nir suas aplicações, deve prestar atenção às dicas dos especialistas.

Fique atento às notícias

Acompanhe o noticiário macroeconômico para descobrir oportunidades de investimento. A tradicional caderneta de poupança ameaça passar a perna nos fundos de renda fixa caso os juros, que estão em 11,25% ao ano, continuem caindo.

Diversifique seus investimentos

“Essa é a principal recomendação neste momento”, diz Marcos Crivelaro, especialista em matemática financeira e consultor independente de finanças pessoais.

Olho nos fundamentos

É hora de acompanhar dados das companhias de capital aberto com lupa, olhar cada setor e ficar atento às mudanças políticas. Tudo pode influenciar o mercado financeiro.

Negocie as taxas

Como as instituições financeiras estão disputando os clientes é hora de negociar taxas de administração, prazos e aplicações em mais de um banco ou corretora.

Ganhos passados não garantem rentabilidade no futuro

“Em ações é preciso ficar atento às empresas e analisar quem vai perpetuar. Distribuir a carteira entre renda fixa, variável e imóveis parece razoável”, diz André Salgado, diretor da Santander Corretora.

Reavalie seu perfil

As instituições financeiras associadas à Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) se comprometeram a fazer um levantamento minucioso do perfil do investidor antes de oferecer a ele qualquer produto. O levantamento começa a valer a partir de janeiro de 2010. “Teremos que definir as características do investidor por meio de um questionário”, diz Marcos Villanova, diretor da área de investimentos do Bradesco e presidente da Comissão de Distribuição de Produtos ao Varejo da Anbid.

Ele já diversificou

Alexandre Aoki, 41 anos

O engenheiro Alexandre Aoki começou a investir na bolsa e em imóveis há dois anos. “Peguei a euforia do mercado de ações”, diz. O diretor da GE Fanuc, divisão de plataformas da GE, comprou Petrobras e Vale e ganhou 70% de valorização entre janeiro de 2007 e maio de 2008. “Perdi dinheiro na crise, mas meu saldo ainda é positivo em 20%.” A perda de patrimônio fez Alexandre mudar suas estratégias de investimento. Recentemente, ele entrou no mercado de opções, fazendo operações casadas (compra e venda de opções) e protegendo as ações de possíveis perdas no futuro. No mercado de imóveis, ele comprou um apartamento de três quartos na planta para revendê-lo já valorizado quando estiver pronto, daqui a um ano.

O que ele tem?

Imóveis - 20%
Ações - 20%
Renda fixa - 60%

AÇÕES

Depois de quedas assustadoras nos últimos meses, os preços das ações começaram a se recuperar. A bolsa já subiu 10,45% neste ano, até 24 de março, e alguns papéis já recuperaram mais de 40% do seu valor. “O preço das ações ainda vai continuar oscilando, mas o espaço para novas quedas é muito menor”, diz Gustavo Cerbasi, consultor de finanças pessoais e colunista da você s/a. Apesar da tentação dos preços baixos, o investidor precisa ter muita habilidade e conhecimento para operar no home broker e participar de operações rentáveis, como o day trade, em que se compra e vende papéis no mesmo dia. Se não for o seu caso, opte por comprar papéis de empresas sólidas e ficar com eles por, pelo menos, quatro anos. “Ações como Petrobras, Vale e os papéis dos bancos estão entre os mais promissores”, diz José Cláudio, do Ibef.

DICAS

Coloque apenas de 10% a 20% do seu dinheiro em ações. “O melhor é ser conservador, comprar e esquecer os papéis”, diz o consultor Marcos Crivelaro.
Para diminuir os erros das operações no home broker, use informações de gráficos que cruzem dados de P/L (preço versus lucro da empresa).
Prefi ra ações das empresas que atuam no mercado interno, pois elas devem compensar as possíveis perdas em outros países.
Comprar Ibovespa (índice das ações mais negociadas) pode não ser um bom negócio. O índice é composto por várias empresas de commodities, que estão no centro da crise econômica global.
Grandes companhias de alimentos, logística e bancos são boas opções de investimento, diz André Salgado, diretor da Santander Corretora.
IMÓVEIS

Imóvel é um investimento conservador, mas pode ser bastante atrativo já que os preços tendem a cair. “Tanto o preço dos imóveis residenciais quanto o dos comerciais deve sofrer uma depreciação nos próximos seis meses”, diz William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Eaesp-FGV (Fundação Getulio Vargas). É bom lembrar que os imóveis têm baixa liquidez — são difíceis de vender. Se mesmo assim você decidir adquirir um, os especialistas recomendam deixar entre 30% e 40% de seu dinheiro investido na poupança ou na renda fixa.

DICAS

Na compra, opte pelo imóvel na planta — com maior desconto — e prefi ra apartamentos pequenos, mais fáceis de alugar.
Aproveite os leilões de imóveis usados, que já vão mostrar a elevação dos índices de inadimplência no setor. Observe a obsolescência do imóvel, aqueles com mais de 20 anos têm preço muito baixo.
O rendimento dos aluguéis fi ca entre 0,5% e 1% ao mês sobre o valor do imóvel, tanto para os residenciais quanto para os comerciais. “Há ainda o desconto de 27,5% de Imposto de Renda, a taxa de corretagem e a possibilidade de o imóvel ficar vazio, o que implica gastos de IPTU”, diz Fabiano Calil, sócio da Fabiano Calil Gestão de Riquezas, em São Paulo.
Fuja do fi nanciamento. O ideal é comprar o imóvel à vista e vendê-lo só daqui a três ou quatro anos, quando os preços voltarem a subir.
POUPANÇA

Nos próximos meses, a caderneta de poupança poderá render mais do que os fundos de renda fixa. O governo já admitiu que vai rever as regras da poupança, para não provocar um desequilíbrio na indústria de fundos de renda fixa. Esses fundos usam como referência a taxa Selic, que está em 11,25% ao ano e pode ser reduzida ainda mais na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Se a Selic cair, a rentabilidade desses fundos também vai cair, provocando desinteresse do investidor. “Com a Selic em queda, a poupança pode ter rentabilidade melhor do que alguns fundos de investimento que cobram altas taxas de administração e têm cobrança de Imposto de Renda”, diz Marcos Villanova. Se o governo não mudar as regras de rendimento da poupança, o próprio governo não conseguirá mais emitir títulos públicos para se autofinanciar.

DICAS

Para quem tem até 10 000 reais a poupança é a melhor opção.
A poupança tem rentabilidade anual de cerca de 8% (taxa referencial mais 6% de juros), não tem cobrança de Imposto de Renda nem taxa de administração. “O risco da poupança é praticamente o risco- país”, diz José Cláudio, do Ibef.
Ele é arrojado

Daniel Carrasqueira de Moraes, 30 anos

Há oito anos, Daniel Carrasqueira de Moraes, gerente financeiro da Lavill, fabricante de quadros elétricos, negocia ações, investe em renda fixa e imóveis. Ele tem uma carteira considerada arrojada pelos analistas porque aplica 50% dos seus recursos no mercado acionário. “Antes eu aplicava mais em bolsa”, diz. Daniel gosta de ações de primeira linha, como Petrobras, Vale e BM&FBovespa, e small caps (companhias cujas ações são pouco negociadas), como Eternit. Do começo da crise para cá, Daniel perdeu cerca de 40%, mas ainda está em terreno positivo. “Vou continuar separando de 20% a 40% de minha renda mensal para ações.” Apesar de ter registrado ganho nas aplicações com DI, Daniel pretende migrar para o Tesouro Direto e comprar títulos prefixados do governo.

O que ele tem?

Imóveis - 20%
Renda fixa - 30%
Ações - 50%

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Os fundos mais badalados do momento são os multimercado. Eles são indicados para quem quer correr um pouco de risco, porque permite juntar ações, moedas e derivativos em uma única carteira. “O ideal é entrar em um fundo de capital protegido, que tenha parte das aplicações em derivativos e outra parte na bolsa de valores. Quanto mais diversificado for o fundo, melhor”, diz José Cláudio.Os fundos de previdência privada também são boas opções de investimento. Das sete modalidades negociadas no mercado financeiro, cinco tiveram rentabilidade acima de 10% nos últimos 12 meses. Os cobiçados fundos de ações só são recomendados para quem não precisa usar o dinheiro em menos de três anos.

DICAS

Os fundos de investimento são indicados para quem tem mais de 10 000 reais.
Não coloque mais que 50% do seu dinheiro nos fundos e aplique o restante em poupança e imóveis.
Descubra o seu perfil e diversifique seus investimentos:
Se você é conservador, coloque 70% do seu dinheiro em fundo DI; 25% em renda fixa (CDB e títulos públicos) e 5% em fundos multimercado.
Se você é um investidor de perfil moderado, pode aplicar 60% da grana em fundos DI; 25% em renda fixa; 10% em multimercado e 5% em ações.
Se o seu caso é o perfi l dinâmico, prefi ra investir 50% em fundos DI; 25% em renda fixa; 15% em multimercado; e 10% em ações.
Se você é arrojado, pode colocar 40% do dinheiro em fundos DI; 15% em renda fixa; 5% em fundos de renda fixa com alavancagem; 20% em fundos multimercado e os 20% restantes em ações.
Ele está de olho no futuro

Rodolfo Ohl, 31 anos

O administrador de empresas Rodolfo Ohl é o típico investidor que foi fisgado como muitos pela avalanche de boas notícias sobre os ganhos com o mercado de ações. Ele sempre investiu em renda fixa, mas em janeiro do ano passado decidiu entrar na bolsa de valores. “Coloquei 50% do meu patrimônio em Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Natura, Alpargatas e Bradesco”, diz. O problema é que no ano passado a bolsa despencou 42%. “Estou investindo no longo prazo, não vou mexer na carteira. Acredito que esses papéis serão os primeiros a se recuperar.” Nos próximos meses ele pretende comprar mais ações blue chips e migrar dos fundos DI para um CDB prefixado. “Não descarto a possibilidade de colocar 10% do meu dinheiro na poupança.”

O que ele tem?

Renda fixa - 50%
Ações - 50%

CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO

Muitos bancos ampliaram os juros pagos nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) para aumentar o dinheiro em caixa. Quem ganhou foi o investidor. A partir de 5 000 reais já é possível investir em CDBs, mas o investimento só fica bom a partir dos 50 000 reais, quando o cliente pode negociar rentabilidade maior. “Os CDBs prefixados são melhores do que os pós-fixados devido ao declínio da Selic”, afi rma Marcos Crivelaro.

DICAS

Os CDBs não sofrem a cobrança do come- cotas — imposto que incide semestralmente sobre os fundos de renda fixa, DI, multimercado e cambial. A tributação ocorre só no resgate da aplicação. “Deixe o dinheiro por pelo menos dois anos para que seja cobrado o menor Imposto de Renda”, diz Marcos Villanova, diretor de investimentos do Bradesco.
OURO

Os contratos de ouro negociados na BM&FBovespa não passam de oito quilos por dia — já foram toneladas. Mesmo longe do apogeu, as negociações triplicaram desde o início da crise entre os investidores que querem proteger seu capital. “Antes recebíamos de cinco a dez ligações por dia de clientes interessados em comprar ouro, hoje são 30”, diz André Nunes, presidente do Grupo Fitta, líder no mercado de ouro. A alta do dólar e a maior procura por ouro fizeram o preço do metal subir de 54 reais o grama, em setembro de 2008, para 68 reais no dia 24 de março deste ano, alta de 26%. “O metal pode subir mais 20% até o final do ano”, diz André.

DICAS

O investimento mínimo é de 7 000 reais para comprar 100 gramas de ouro.
O mercado tem baixa liquidez.
Vale a pena para quem tem mais de 100 000 reais.
Receba mensagens no seu celular com dicas de carreira, finanças, liderança e qualidade de vida.

É muito fácil. Para assinar, envie uma mensagem SMS com a palavra VOCE para o número 22745 e siga as instruções para concluir a assinatura.

Tarifa > R$ 0,10 por mensagem recebida. São até duas mensagens diárias, de segunda a sexta-feira. Disponível para todas as operadoras, exceto TIM.

Nenhum comentário: