Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 19 de abril de 2009

Carinho que só faz bem....

Beijos e abraços do parceiro protegem mulheres de estresse e doenças
Por Mônica Vitória •



Um estudo feito recentemente na Alemanha mostrou que mulheres que recebem mais carinho - como beijos e abraços - de seus parceiros se sentem mais seguras para enfrentar o dia-a-dia. Os pesquisadores acompanharam 51 mulheres casadas durante uma semana e descobriram que o contato físico maior com o marido diminuía os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumentava a tranqüilidade delas.

O efeito das carícias era ainda maior em mulheres que estavam passando por situações complicadas na vida profissional. Além disso, a estabilidade dos relacionamentos longos (e carinhosos) ajudaria a prolongar a vida e melhorar a saúde. As brigas prejudicariam a qualidade de vida delas - a infelicidade amorosa deixaria o organismo feminino mais suscetível a inflamações, artrite e doenças cardíacas.

Outro estudo (este da Universidade de Harvard) também sugeriu que mulheres que se submetem a parceiros agressivos ficam com o sistema imunológico até 40% mais fraco, devido ao excesso de adrenalina e cortisol no sangue.

Nenhum comentário: