Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 11 de abril de 2009

Passo bem sem sexo. Isso é normal?

por Marcelo Toniette

Não tenho desejo mais por nada de sexo

Resposta: O desejo sexual está relacionado aos sonhos e às fantasias sexuais e à busca de contato e envolvimento em atividade sexual.

Idéia de 'normal' em relação a sexo é subjetiva. Desejo e prazer sexual pertencem à individualidade A diminuição ou ausência do desejo sexual pode estar associada a outros fatores da vida de uma pessoa, a exemplo de sentimento de culpa relacionado ao sexo, preocupação com o desempenho sexual, medo ou evitação de intimidade e de compromisso, ansiedade, depressão, dificuldade em perceber estímulos eróticos, uso de medicação ou outras drogas, estresse, entre outros.

Você pergunta se é "normal" não ter desejo por nada de sexo. Você deixa claro na sua pergunta que o desejo existe, porém, ele não é direcionado para o aspecto sexual. Com relação à idéia do "normal", assim como a idéia de sexualidade, é relativa ao contexto e à época em que vivemos.

O desejo sexual, assim como o prazer, pertence ao campo subjetivo e particular de cada um. Desse modo, cada pessoa sentirá o desejo do seu modo. Descartando a idéia de normalidade/anormalidade, que tal se perguntar se o que chama de "não desejo por sexo" é para você fonte de sofrimento, angústia, ou mesmo algum tipo de prejuízo? Se a resposta for afirmativa, seria interessante refletir e encontrar alternativas para melhorar o seu bem-estar e a sua satisfação sexual. Do contrário, se você e seu parceiro, caso tenha, estiverem bem com esse estilo de vida, não há motivo para preocupação

Nenhum comentário: