Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os amigos de Daniel Dantas querem confundir a população e perseguir quem o combate

No Brasil se misturam escândalos de corrupção de toda a monta e tipo. Alguns recentes e graves, como as fraudes em licitações envolvendo a grande empreiteira Camargo Correa. O de maior repercussão foi o do banqueiro Daniel Dantas. Mas infelizmente novos escândalos facilitam que os escândalos envolvendo as grandes empresas capitalistas e banqueiros sejam abafados. Depois dos mensalões, do assalto aos cofres públicos no Senado, de parlamentares comprarem castelos roubados com o dinheiro público, outra falcatrua é revelada: deputados pagam passagens para artistas passearam nos camorates do carnaval e vendem sua cota de passagens para empresas que as revendem. Mas no caso desta falcatrua há uma novidade: desta vez setores da grande mídia tentam aproveitar as denúncias para confundir a população. Tratam de incriminar também o Partido Socialismo o e Liberdade com acusações ridículas e estapafúrdias. Acusam o PSOL e nossa Deputada Federal Luciana Genro de ter pagado passagens para o Delegado Protógenes Queiroz. Tentam vender a idéia de que tal pagamento fosse igual a algumas das falcatruas efetuadas por parlamentares corruptos. Trata-se da típica tentativa de colocar todos na vala comum para que tudo continue como esta. E ao mesmo tempo abafar os grandes assaltos levado adiante pelas grandes empresas.

Ocorre que nos últimos anos nosso país foi palco de lutas que garantiram conquistas democráticas que necessitam continuar e se aprofundar. São estas conquistas que estão ameaçadas. São conquistas ainda parciais, pequenas, mas é significativo que tenhamos juízes, delegados e procuradores da justiça que combatem a corrupção, que investigam, mandam prender e não vacilam em enfrentar as mais sórdidas campanhas para insistir neste caminho. São exemplos o juiz Fausto De Sactis, o Procurador Rodrigo Grandis e o Delegado de Polícia Prótogenes de Queiroz. Foi o trabalho deles que revelou e desmascarou a quadrilha de criminosa chefiada pelo mega empresário Daniel Dantas, um dos banqueiros mais influentes do país, cujas relações, influência e amizade se estendem aos juízes do Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e aos partidos do governo e da oposição de direita, notadamente o PSDB/DEM e o PT.

Mas no Brasil da injustiça, da corrupção e da impunidade, onde os milionários e as grandes empresas, latifundiários e banqueiros dominam o poder e os governos de plantão, os corruptos mantêm a ofensiva. Por isso, enquanto Daniel Dantas segue solto - apesar de condenado a dez anos de prisão pelo juiz De Sanctis - Protógenes, o delegado, é perseguido, afastado de sua função na Polícia Federal e se transforma de investigador em investigado. É um escândalo. No Brasil da corrupção, os donos do poder controlam também a maioria da mídia e a utiliza para defender seus interesses.

Por isso além de Protógenes, o PSOL está sendo atacado. Afinal, assim como ele é expressão de que existem delegados que de fato cumprem sua obrigação pública de combate ao crime, existem partidos e políticos que lutam pelos interesses populares e combatem as falcatruas dos donos do poder. Esta e a razão que motivou o encontro de Protógenes com o PSOL. Os mesmos que combatem Protógenes em defesa de Daniel Dantas não poderiam deixar de combater o Partido Socialismo e Liberdade. A tentativa agora é dizer que cometemos algum tipo de crime, ou de má utilização de recursos públicos e corrupção ao pagar uma passagem da cota legal do partido na Câmara dos Deputados Federais para uma viagem do Delegado para atender o convite a participar de uma palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de um ato contra a corrupção, no centro de Porto Alegre, em novembro de 2008, com a presença da ex-senadora, candidata ao Planalto e agora vereadora de Maceió, Heloísa Helena (PSOL-AL).

A viagem de Protógenes foi autorizada pela Polícia Federal. Não apenas foi dentro da lei e do estrito exercício do mandato parlamentar de Luciana Genro. Foi uma viagem fundamental para nossa luta contra a corrupção. Não vamos parar esta luta. Não vamos nos intimidar com as campanhas de calúnia dos amigos de Daniel Dantas que tentam confundir a opinião pública para que tudo continue como esta.



Roberto Robaina - Presidente do PSOL/RS.

Nenhum comentário: