Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 26 de abril de 2009

Os Políticos e a Doença....

Políticos não ficam doentes. Essa é a regra geral. Todos eles têm saúde de ferro, e nada os atinge. Sempre tem que PARECER estarem bem, bronzeados, rejuvenescidos, prontos para receber os votos de seus eleitores. A imagem é tudo. E, quando ficam doentes de verdade, nem sempre seu estado real é o que é divulgado.

Dizem que JK teve um infarto enquanto estava na presidência da República. E a maioria das pessoas conhece o que aconteceu com Tancredo Neves, quando, até o último momento, a situação clínica real do Presidente foi omitida.

E os médicos que atendem aos políticos, muitas vezes, acabam contribuindo para as falsas notícias de recuperação: quem não se lembra da foto do presidente Tancredo, sentado em um sofá e cercado pela sorridente equipe médica que o atendia?

Depois da recente doença do vice-presidente da República, temos agora a novidade da condição da ministra Dilma Rousseff. Tudo preparado conforme o figurino do marketing: a hora da divulgação, num sábado à tarde, para esvaziar a repercussão; o ministro da Comunicação ao lado, observando todos os passos da entrevista. Os médicos informando o lado positivo, com altas chances de recuperação.

Quanto existe de real no que se divulgou? Não sabemos. O diagnóstico relatado: linfoma de grandes células. Não muito mais do que isso. E existem trinta ou mais subtipos de linfomas não-Hodgkin descritos.

Uma consulta rápida à National Library of Medicine dos Estados Unidos mostra, em relação ao prognóstico, que ele pode não ser tão bom quanto o divulgado, apesar de que a evolução pode ser muito lenta. Mas nada mais pode ser dito sem se conhecer os detalhes do caso da paciente.

Uma nova situação do tipo Tancredo Neves em preparo?

Nenhum comentário: