Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quarta-feira, 8 de abril de 2009

"O Brasil não sabe educar a todos",

... diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (8) que "o Brasil não sabe educar a todos". "Metade dos alunos recebe educação adequada. Os outros 50% estão com notas muito baixas. Precisamos equalizar nossa qualidade de ensino", afirmou.

O discurso foi proferido em conferência com cerca de 300 comunicadores de radiodifusão, em encontro promovido pelo MEC (Ministério da Educação), em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro afirmou que, para melhorar a educação, o investimento passou de R$ 20 bilhões, em 2002, para R$ 47 bilhões em 2009.

Além disso, Haddad disse que o Brasil possui um dos melhores sistemas do mundo para avaliar a qualidade da educação que oferece - embora não esteja entre os países com melhores níveis educacionais.

"Temos uma das mais precisas radiografias do mundo em educação. Temos o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], divulgado a cada dois anos. E divulgamos o resultado por escola, porque achamos que isso ajudad a escola a melhorar", disse.

O Ideb, de acordo com o ministro, é um indicador criado na escala de zero a dez para facilitar o entendimento. "Todo mundo entende o que significa uma nota nessa escala. É de fácil compreensão e todas as escolas públicas urbanas têm sua nota na internet", disse.

No discurso aos comunicadores, Haddad fez um balanço das ações da pasta que comanda, passando pela educação básica, pelo ensino superior e pela pós-graduação.
53% dos municípios estão abaixo da média nacional; melhores notas estão em SP
Rede pública precisa melhorar 66% para alcançar nível de escola privada
Dados do Ideb provocam polêmica antes mesmo de sua divulgação
Curitiba tem melhor nota entre capitais; Belém, a pior
Educação corrigirá dados distorcidos do Ideb, diz ministro
Apesar de melhora, educação brasileira ainda tira "nota vermelha"
Ideb piora no ensino médio em sete Estados
Em quatro Estados, índice do MEC sobe apesar de piora de notas dos alunos
Para Haddad, é difícil manter avanço no Ideb em 2009
Sergipe tem piores médias no Ideb

Nenhum comentário: