Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sonolência diurna afeta 20% da população...

... conheça as suas causas.






A sonolência diurna excessiva é o sintoma mais comum dos distúrbios do sono, afetando cerca de 20% da população adulta. Pessoas com sonolência diurna apresentam um maior risco de acidentes de trabalho e com veículos motorizados, além de desfrutar de uma pior qualidade de vida.

As causas mais comuns de sonolência diurna são a privação do sono, síndrome da apnéia obstrutiva do sono e as medicações sedativas.

Causas de sonolência excessiva diurna:

- Sono execessivo de origem central: narcolepsia (0,02 até 0.18% da população), narcolepsia idiopática (10% dos pacientes com suspeita de narcolepsia) e a síndrome Kleine-Levin.

- Sono excessivo secundário: distúrbios do sono como a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (roncos, apnéia e sonolência diurna) e síndrome das pernas inquietas.

- Privação do sono (comum em adolescentes).

- Doenças médicas:traumatismo cerebral, derrame cerebral, câncer, encefalites e doenças neurodegenerativas.

- Doenças psiquiátricas:depressão.

-Efeitos de medicamentos: agentes bloqueadores alpha-adrenérgicos (para tratar a tosse), anticonvulsivantes (como a hidantoína), antidepressivos (inibidores de mao, antidepressivos trcíclicos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina), agentes antidiarreicos, agentes antieméticos (para evitar vômitos),antihistamínicos (antialérgicos),antiespasmoódicos, antiparkinsonianos (para tratar doença de Parkinson) e antipsicóticos (para tratar esquizofrenia, por exemplo).

Nenhum comentário: