Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CHEIRO DE GREVE NO AR!

Quarta-feira, 8 de Julho de 2009
CHEIRO DE GREVE NO AR!


O SINTEAL, Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado de Alagoas está, mais uma vez, junto com a categoria de professores, prestes a deflagrar greve. O que me chama a atenção é a pauta de reivindicações que, ao longo dos tempos, parece se repetir. Configuram entre as reivindicações: aumento de salário, melhores condições de trabalho, revitalização da CEPA, plano de cargos e carreiras dos servidores etc. Tudo, obviamente muito justo. Eu, como membro da categoria de professores, concordo com toda a pauta de reivindicações, tendo apenas uma ressalva: basta que o governo atenda um pedido e tudo está resolvido.

Pode parecer uma crítica ao Sindicato e, talvez seja mesmo, na verdade é uma crítica sim, mas com a melhor das intenções. Não podemos aceitar que, uma categoria como a de professores considere como vitória, apenas, um aumento salarial, que, repito, é justo e merecido. Temos outros graves problemas como, por exemplo, a estrutura física das escolas. Uma escola precisa de sala de aula, de um teto, de água e energia coisa que, acreditem, faltam em algumas escolas, material didático-pedagógico nem se fala, a aula do professor se resume ao quadro e ao giz (pincel, para as escolas que usam quadro branco), não é assim que se faz educação, a não ser que, seja essa a educação que o Estado queira oferecer ao povo.

Greve, sou a favor. Dentro de uma campanha ampla que queira resolver de fato os problemas educacionais do nosso estado, que entenda a escola como um espaço sistemático, e não de improvisos, que valorize o professor com condições materiais, estruturais e financeiras e que um parco reajuste salarial cale a boca da categoria por mais um ano.




Sem cafeína no juízo,

Nenhum comentário: