Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 28 de julho de 2009

Greves constantes na Educação....

.
por Ailton Avlis



...A omissão dos governos.O futuro de uma juventude comprometido.Professores mal pagos.



Sempre estudei em escola pública. Filho de um humilde barbeiro e de uma dona de casa, não tinha condições de ingressar em uma escola da rede particular. Nem eu nem meus irmãos.No entanto recordo-me que mesmo em governos militares a qualidade do ensino nas escolas públicas mostravam-se eficientes. Lembro-me dos meus irmãos mais velhos esmerando-se para passar no concurso de admissão,uma espécie de vestibular da época.Em minhas memórias imagens de professores satisfeitos. Acredito.Era a impressão de um adolescente.

As escolas privadas contávamos com os dedos. Marista, Guido. É do que me lembro.Hoje as escolas particulares proliferam.O sinal evidente do mercantilismo no setor.

Com o tempo o ensino público entrou em um processo de decadencia sem fim.A qualidade do ensino definhou; faltam professores, as estruturas para o trabalho dos docentes são inadequadas, o salário é, digamos, desesperador.

Os funcionários da Secretaria de Educação do Estado deram início a mais uma paralisação com prazo de duração. Os estudantes da rede estadual de ensino voltam a experimentar a sensação de que seus futuros estão comprometidos. Aos pais,impotentes,só resta esperar.Ou, mesmo sem poder,matricular seus filhos em uma escola particular.

Parece um filme visto inúmeras vezes.Já temos todas as cenas decoradas.Sabemos todos os passos e falas dos protagonistas.

Com tanto prejuízo contabilizado por uma juventude que enfrenta esses caos desmotivador, resta saber quem é o mocinho ou o bandido nessa trama.

Nenhum comentário: