Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Tina Turner lança CD...

.... que recita textos sobre o amor com orações budistas e cristãs




Às vésperas dos 70 anos - chega à marca em novembro -, a veterana do rock Tina Turner acaba de lançar na Europa um novo CD - "Beyond", da gravadora Decca - diferente de tudo o que fez até agora. Tina não canta, apenas recita textos próprios sobre o amor, acompanhada por orações budistas e cristãs interpretadas pela professora suíça de ioga Regula Curti e pela cantora tibetana de mantras Dechen Shak-Dagsay

Para quem fica surpreso, Tina, aparência enérgica e voz firme como se tivesse 30 anos, nota que, apesar de ter adotado a religião budista já adulta, adquiriu o hábito de meditar quando ainda praticava o credo batista, no Tennessee, nos Estados Unidos. Como disse em recente estada na Alemanha, onde lançou o CD:

- Quem pensa que o rock é tudo na minha vida está enganado. Sempre gostei de meditar. Mesmo quando estou em hotéis, entre um show e outro, dedico parte do meu tempo à meditação.

" Eu estava no fim! Cheguei a pensar em suicídio. Minha vida pessoal estava arruinada, e a carreira tampouco dava certo "



Tina descobriu o budismo depois da separação de Ike Turner (1931-2007), com quem dividiu a cama e o palco por muitos anos. Ike era violento e chegava a espancar a companheira. Mesmo assim, ela quase sucumbiu com a separação.

- Eu estava no fim! Cheguei a pensar em suicídio. Minha vida pessoal estava arruinada, e a carreira tampouco dava certo.

A crise acabou quando descobriu novas forças, através da religião. Com a adesão ao budismo Nitiren, recuperou a autoconfiança e retomou de forma fulminante a carreira. Em 1989, aos 50 anos, reiniciou também a vida amorosa, com Erwin Bach, em Colônia, na Alemanha, onde viveu muitos anos. Há alguns anos mudou-se para Küsnacht, na Suíça, onde seu caminho se cruzou com os de Regula e Dechen. Tina é vizinha de Regula.

Regula, católica, terapeuta musical e professora de ioga, descobriu o budismo ao visitar o Tibete - o princípio budista da oração e da meditação é conciliável com as religiões cristãs. Ela diz que o objetivo de "Beyond" é mostrar uma espiritualidade global:

- Queremos mostrar o ponto em comum das religiões, que, no fundo, são todas parecidas e pregam o amor.

Foi ela quem teve a ideia de telefonar para a vizinha famosa quando o projeto já estava mais ou menos definido. Tina diz que aceitou "imediatamente":

- Acho que já esperava.

O resultado é um CD de espiritualidade pura, o que não impede a rainha do rock de continuar o trabalho que a tornou conhecida. Em maio, ela encerrou uma turnê de 90 shows por várias cidades de Estados Unidos, Canadá e Europa.

Nenhum comentário: