Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 12 de julho de 2009

O que você vai fazer?

O celular que você está utilizando já tem mais de dois anos de uso?
* Álvaro Larangeira Teixeira


Estamos passando por uma crise econômica jamais vista na nossa história. Ouvimos dizer que o Brasil não está sendo afetado. Você concorda? Ou acha que só estamos adiando um pouco a situação com medidas que nos afastam da verdadeira crise econômica? Uma das medidas é diminuir os impostos, por exemplo, dos automóveis para manter o consumo e o emprego nas montadoras.

Será que essa redução não será compensada por outro imposto novo? Não é sobre a crise econômica que quero falar, quero só lembrar com este exemplo que estamos em um planeta onde os recursos são finitos. E tudo que estamos usando um dia vai faltar. Para continuarmos no exemplo dos carros, os combustíveis fósseis um dia irão terminar. Acredito que deveríamos economizar combustível e não aumentar as vendas de automóveis, diminuindo os impostos.

O nosso planeta está mudando. Nossos pais sabiam que no Nordeste havia seca e que no sul havia chuva. Hoje, nós sabemos que existem enchentes no nordeste e secas no sul. Será que essas mudanças não significam nada? Será que os tornados que estão aparecendo no Brasil e que nossos pais nunca ouviram falar são normais e não devemos nos preocupar com eles, pois não nos afetam diretamente?

Um dia, um pássaro pousou em um galho de árvore e ficou contando os flocos de neve que caíam sobre outro galho mais frágil. Permaneceu ali vários dias contando os flocos de neve. No primeiro dia, foram alguns milhares de flocos, no segundo dia foram outros milhares de flocos e a cada hora que passava aumentava o peso sobre o frágil galho. Até que um determinado floco caiu e o galho partiu-se. O galho quebrou pelo peso desse último floco de neve ou pela soma de todos eles?

Esta pequena fábula pode nos lembrar que a cada dia estamos fazendo alguma coisa que pode estar prejudicando o meio ambiente. Consumindo mais energia do que precisamos, jogando alimentos fora, não separando o lixo, entre tantas outras atividades que podemos evitar e com isso colaborar para a longevidade do planeta Terra. Claro que as nossas atitudes são apenas um dos flocos de neve naquele galho, mas se somadas a outras poderemos ser o floco que derruba o galho. Cada atitude irresponsável nossa se soma à dos outros, prejudicando cada vez mais o equilíbrio planetário.

Atualmente, nos Estados Unidos, são jogados fora a cada 24 horas 460 mil celulares, que foram trocados por modelos mais novos1. Você pode estar pensando que os americanos são uns consumidores desenfreados e são os maiores culpados por essa crise.

Podemos refletir juntos? O celular que você está utilizando já tem mais de dois anos de uso? Quantos celulares estão em uso na sua casa? Você conhece alguém que tem dois números de celular e usa dois aparelhos? Quantos celulares ainda funcionando estão na sua casa, em uma gaveta ou caixa de bugigangas, isto é, fora de uso? Esses são aqueles que fazem parte do incrível número de celulares abandonados por dia nos Estados Unidos...

O que podemos fazer a respeito? Plantar uma árvore, usar o outro lado da folha como rascunho, ficar com nosso celular mais um ano, com nosso carro mais dois anos, não jogar comida fora, iniciar a coleta de lixo seletivo, enfim existem várias atitudes que podemos tomar. Eu vou tentar fazer todas juntas... E você, o que vai fazer?

Nenhum comentário: