Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 25 de julho de 2009

Eleição para deputado federal em Alagoas promete ser duríssima

Veja pelo menos 20 fortes pré-candidatos que já estão em campanha.



A eleição do próximo ano promete ser uma das mais disputadas da história de Alagoas. Pelo menos para as nove vagas na Câmara Federal. Faltando um ano para o inicio das eleições, mais de 20 pré-candidatos - entre políticos, ex-deputados e atuais parlamentares - postulam uma cadeira em Brasília.

Dos atuais deputados que formam a bancada de Alagoas no Congresso Nacional, apenas Benedito de Lira (PP), mais votado na eleição de 2006 com 100 mil votos - não disputará a reeleição, uma vez que já confirmou sua candidatura ao senado.

Dos que tentam a reeleição, alguns vão pro “tudo ou nada” como é o caso de Chamariz, que assumiu o lugar deixado por Cristiano Matheus, assim que o radialista foi empossado prefeito de Marechal Deodoro, e de Carlos Alberto Canuto, que saiu enfraquecido da última eleição, quando perdeu para o prefeito de Pilar Oziel Barros.

Olavo Calheiros, Augusto Farias, Mauricio Quintella, Francisco Tenório e Givaldo Carimbão, são nomes certos entre os atuais deputados que tentarão a reeleição.

Entre os que tentarão ingressar pela primeira vez, destacam-se o vice-governador José Wanderley, que apesar de “brigas” com Calheiros e com o prefeito Luciano Barbosa, conseguiu eleger seu irmão, Roberto Wanderley, prefeito em Cacimbinhas, e seu filho, presidente da Uveal (União dos Vereadores de Alagoas).

Ex-prefeitos

Outro que poderá disputar pela primeira vez é o ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira (PSDB). Ele já havia dito para alguns colegas seu desejo em se candidatar a deputado federal. O ex-prefeito de Piranhas, Inácio Loyola, deverá também disputar uma vaga. Caso não seja, o nome da família “Freitas” será o empresário Robson Rodas.

Ex-deputados

Dentre os antigos deputados federais, lutam por vaga: José Thomaz Nonô, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro, João Caldas, que teve uma votação pífia em 2006, mas que conseguiu eleger novamente sua esposa, Eudócia Caldas, prefeita de Ibateguara e o empresário João Lyra, que perdeu a eleição para governador em 2006.

Deputados Estaduais

Na Assembléia Legislativa pelo menos dois nomes devem sair para disputa. Os deputados Rui Palmeira, que atualmente é do PR e que pretende trocar de partido até o final de agosto, e Paulão (PT), que foi indiciado na Operação Taturana e é o nome do Partido dos Trabalhadores para o pleito.

Especula-se também no nome do ex-presidente da ALE e que até pouco tempo esteve afastado das funções parlamentares, Antonio Albuqerque. O desejo de ingressar na Câmara Federal já vinha de muito antes e mesmo após envolvimento em escândalos, pessoas ligadas a ele dizem que a hora poderá ser agora.

Mulheres

Em 2010, a bancada alagoana poderá ter quatro mulheres, o que seria um marco na história política do Estado. Disputarão os votos dos eleitores, a vereadora por Maceió, Rosinha da Adefal (PT do B), a ex-prefeita de Feliz Deserto e ex-presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), Rosiana Beltrão, a ex-ministra da Mulher no governo Fernando Henrique Cardoso e atual secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Solange Jurema (PSDB) e a ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha.

Rocha já confirmou sua candidatura e sua permanência no PTB, partido de Collor. A candidatura da ex-prefeita está sendo encarada como um marco. Ela conta com o apoio de Luciano Barbosa, Collor e do secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo.

Em Arapiraca, sua votação está sendo aguarda em torno de 40 mil votos, o que junto com os votos dos outros municípios, faria dela a mais votada na eleição. expectativas é que porcentagem de Célia Rocha ajudaria a “puxar” pelo menos um ou dois candidatos da coligação.

Ainda existem inúmeros nomes que concorrerão. Mas, a confirmação ainda não foi definida.

Nenhum comentário: