Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 14 de julho de 2009

Taturana: laudo revela que empréstimo retirado por Cícero Almeida foi usado para viagem e compra de carro

Prefeito disse, em depoimento, que valor foi repassado a Francisco Tenório


por Teresa Cristina


Operação foi deflagrada pela Polícia Federal Na semana em que o ministro Gilmar Mendes decidiu pela volta dos deputados Taturanas, a Polícia Federal recebeu novos laudos bancários analisados pelos peritos da instituição. Entre o material, que será remetido à Procuradoria Geral da República, está um laudo das movimentações financeiras do prefeito Cícero Almeida em relação a um empréstimo no valor bruto de R$ 222 mil, retirado quando o gestor municipal ocupava o cargo de deputado estadual.

De acordo com o delegado Janderlyer Gomes, que presidiu o inquérito da Taturana, o valor líquido na conta do prefeito foi de R$195 mil. Quando do seu indiciamento, pelos crimes de peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e empréstimo fraudulento, Almeida disse que retirou o dinheiro e o repassou para o deputado federal Francisco Tenório e classificou o fato como um “ato infantil”.

“O laudo revela que o dinheiro foi usado para a compra de um carro na Nagoya, para pagar uma factoring e uma agência de viagem. Há ainda nos laudos, o nome de pessoas com sobrenome Tenório, para quem foram repassados alguns valores, mas não podemos afirmar que são parentes do deputado”, disse o delegado à reportagem do CADAMINUTO.

Outros laudos do Banco Central, referentes a empréstimos de alguns parlamentares, a exemplo de Paulão, também foram recebidos pela PF. O delegado informou ao fato ao Ministério Público, que deverá requerer cópia do material.

Nenhum comentário: