Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 12 de julho de 2009

Lamentável: Para cúpula petista, apoio a Sarney é a forma de manter partido no poder

“A decisão imposta com mãos de ferro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apoiar, a qualquer preço, a manutenção do presidente José Sarney (PMDB-AP) e a ameaça de parte da bancada de se rebelar à orientação, expõe de forma cada vez mais explícita o sentimento de revolta em setores do partido.



São cada vez mais frequentes as reuniões de petistas para avaliar os reflexos das decisões do governo e do projeto de eleger a ministra Dilma Rousseff como sucessora de Lula sobre as campanhas eleitorais de deputados, senadores e governadores do PT, ano que vem. Os petistas temem uma desmoralização do partido e muitas dificuldades nas urnas.

Já na cúpula do partido, a avaliação é a de que, com Sarney fraco ou forte, com perda do patrimônio ético ou não, o PT não tem salvação sem o PMDB em 2010. A orientação é engolir tantos sapos quantos forem necessários para se manter no poder. “

Reproduzo o trecho acima pois ele traz uma conclusão lamentável, porém, correta. O PT está mesmo engolindo sapos, cedendo espaços, e negando toda a história do partido para tentar ter mais chances de se manter no poder.

São petistas fortes regionalmente desautorizados, senadores e deputados um pouco mais indignados enquadrados e políticos antes condenados se tornando aliados. Um caso triste de igualação do PT, que sempre levantou a bandeira da ética, a todos os outros partidos.

Se nunca foi real um monopólio da ética, hoje ele o é menos ainda.

Temos um Lula que chamava Sarney de tudo defendendo o atual Presidente do Senado e uma Direção Nacional do PT obrigando as seções regionais da legenda a ceder. Vale tudo por 2010, tudo mesmo, até mesmo ceder ao fisiologismo doentio e asqueroso do PMDB.

Quando prefere-se o apoio do PMDB, que é meio para que se mantenha o poder, em detrimento do patrimônio ético, algo está muito errado.

Aprendam lulistas e dilmistas que quando os valores morais e éticos, básicos para a boa política, serão alvejados, os interesses têm que ser deixados de lado.

Os interesses são naturais, mas é perigoso os priorizar acima de tudo e de tudos. Eles devem ser perseguidos dentro de um ambiente de legalidade e moralidade. Só devem ser o alvo principal quando estes pressupostos, que não são tratados como tais por muitos, estejam assegurados.

Resumindo, vencer de verdade é vencer limpo. Acredito que não é mais possível para o PT conseguir isso.

Pior: Temo que a cúpula do partido nem queira isso e já tenha desisitido de tal princípio.

O temor tem fundamento, já que até mesmo petistas sofrem uma crise de identidade: Aqueles que são éticos não se veem representados pela cúpula partidária quando ficam sabendo dos arranjos empreendidos. Criticam o governo passado da oposição mas assistem a promiscuidades piores.

Este blogueiro faz uma previsão que, sinceramente, não gostaria de fazer, pois o PT, por mais que não seja meu partido, cumpriu importante papel para a democracia brasileira:

Se o PT ceder tudo pela vitória de Dilma e esta não ocorrer, o PT poderá sumir, pois todas bases estarão desarticuladas por terem sido forçadas a abrir mão de tudo por Dilma, até mesmo da ética. Se isso ocorrer, só existirá um Lula sonhando com 2014 e nada mais.

Nenhum comentário: