Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

terça-feira, 7 de abril de 2009

Zoelma Lima/Sexo e amor não é privilégio para jovens

.
.Sexo e amor é privilégio do ser humano! Desde o nascimento até o nosso ultimo suspiro, estamos aptos a amar e sermos muito amados, em todas as dimensões, de todas as formas, em várias intensidades e em todas as idades.

Com a evolução da medicina, da educação e da qualidade de vida, o impacto das doenças foram diminuindo e o ser humano passou a viver mais tempo. Dessa forma, a saúde em idades mais avançadas adquiriu relevante papel. E se há vida, há total condição de vivência sexual saudável e satisfatória.

Convido você agora a ser um agente multiplicador da felicidade, não importa em que fase da vida estamos, ou o outro que tão próximo a nós manifesta gestos de carinho, afeto, sexualidade e sensualidade. A vida é para ser vivida, com o máximo de emoção, com a leveza de um poeta e a obstinação de um cientista aos 20, aos 30, 40, 50, 60, 70... 100 anos.

Chega de julgarmos os outros minimizando seus potenciais criativos e eróticos... As manifestações mais belas de amor podem e devem ser vividas em todas as etapas das nossas vidas e esse é um aprendizado longo e prazeroso.

Mas ainda existe um grande preconceito com relação ao idoso, muitos erroneamente tem à idéia de que ele se transformou em um ser "assexuado" e de que sua vida sexual se resume às lembranças do passado. Com propriedade afirmo, essa idéia é falsa, contudo é responsável por grande parte das recusas por tratamento para dificuldades sexuais na 3ª idade, por homens e mulheres que poderiam e deveriam estar gozando de um estado de emoção nova, com mais qualidade e sem pressa, pelo simples fato de que AGORA é que é tempo de ser feliz... Aqueles que conseguiram estabilidade econômica, tiveram seus filhos criados e toda uma história de vida construída a dois têm nessa fase maior probabilidade de buscar um significado novo para a intimidade, sem priorizar desempenho sexual ou atratividade física.

Do ponto de vista da idade, não há um limite para a atividade sexual. Homens e mulheres saudáveis podem se manter sexualmente ativos durante toda a vida. O que os importa é a qualidade e não mais a quantidade tão cobrada da juventude.

Uma realidade é que, na maioria dos casos, há redução das manifestações da sexualidade com o envelhecimento, mas essa diminuição varia de pessoa pra pessoa, da saúde em geral e o grupo sócio-cultural a que pertence.

Na terceira idade os casais costumam ter vida sexual mais tranqüila. No homem, há diminuição na quantidade de esperma expelido pela ejaculação e esse jato ejaculatório, torna-se menos intenso do que foi em idades anteriores, mas isto não significa diminuição de prazer.

Na mulher, as alterações hormonais comuns ao climatério e à menopausa são significativas, podendo gerar dificuldades sexuais. O mais comum é a falta de lubrificação vaginal e pode ocorrer dificuldade em atingir o orgasmo. Mas o tratamento psicoterápico e ou medicamentoso, uma atenção maior às preliminares e à qualidade das carícias, a idosa não deixa de ter interesse e prazer sexual, apenas deixa de ser fértil. Isso é fato.

Perfeito é quando a família encara o envelhecer de seus avós com admiração e respeito, vindo dos mais jovens palavras de apreço e motivação. Essa sim é a atitude esperada por essas figuras tão importantes, ricas em experiências e histórias de vida.



Agora para envelhecermos bem um dia, precisamos amar mais e ser feliz agora!!!

Porque se quiser envelheSER bem e com saúde... fale dos seus sentimentos, tome decisões, busque soluções, não viva de aparências, aceite-se, confie, não viva pensando no que vão pensar de você, porque o que o outro pensa de você é problema do outro, o que lhe importa é que pensa de si mesmo. E finalmente não viva triste. Dê longas e boas gargalhadas, o bom humor e a alegria trazem vida longa... Se envelheSERemos com humor, temos grandes chances de não pararmos nas mãos do doutor!!!

Nenhum comentário: