Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 14 de dezembro de 2008

Dia do orgasmo lembra a dificuldade das mulheres em chegarem lá‏

Donos de sex shops, conhecendo os tabus sobre o clímax feminino, criaram a data
Entre tantas comemorações como dia das mulheres, das crianças, dos pais, hoje é intitulado o dia do orgasmo. A data foi criada na Inglaterra em 1999, após donos de sex shops constatarem através de uma pesquisa que 80% das britânicas não conseguiam atingir o clímax.

Para falar sobre o assunto, selecionamos um time de profissionais, que abrem o jogo quanto às questões mais comuns nos consultórios. Infelizmente, estudos indicam que 50,9% das mulheres brasileiras sofrem com algum tipo de disfunção sexual e 48% dos homens também, Para vivenciar grandes momentos de prazer, é fundamental se livrar do medo de não corresponder às expectativas do (a) parceiro (a) e se entregar sem receios , afirma a psicóloga e terapeuta sexual Margareth Reis.

Existem mulheres que não sentem orgasmo?
Ginecologista Carolina Carvalho: Todas sentem, porém algumas têm dificuldades em atingi-lo. A primeira atitude a tomar é abrir o jogo com o parceiro. Criar coragem e sentar para conversar sobre o assunto já é metade do tratamento. Explicar a ele o que está acontecendo e pedir colaboração é saber compartilhar, e isto só aumenta a cumplicidade do casal. No momento da relação sexual, conduzi-lo aos lugares mais excitantes, escolher posições e fazer o que deseja não é vergonhoso, e sim elucidativo. Prolongue as carícias o tempo que for necessário e, na hora H, caso não se sinta preparada, peça um pouco de paciência, pois se ele atingir o orgasmo antes será mais difícil recomeçar.

É necessário ajuda médica para sentir o orgasmo?
Psicóloga Marcia Atik: É necessário passar por um processo terapêutico no reforço da auto-estima, da feminilidade, de orientação e educação sexual. Ou seja, uma abordagem mais educativa e de desvelar mitos é o que mais ajuda e facilita nessa busca. Não adianta querer encontrar uma fórmula milagrosa para proporcionar mais desejo, excitação e o tão almejado orgasmo. O segredo está na nossa cabeça. As causas da dificuldade da mulher em atingir o clímax são psicológicas, e não físicas, na maioria dos casos. O que fazer, então, para chegar lá? É preciso aprender, antes de tudo, a não se cobrar tanto. Pensamentos e preocupações como "tenho de conseguir" ou "o que há de errado comigo?" só atrapalham.

O que fazer para ter mais prazer durante a relação?
Urologista e Terapeuta Sexual Celso Marzano: Pessoas que têm fantasias eróticas atingem mais facilmente um amadurecimento sexual satisfatório. Já aquelas que têm dificuldades em fantasiar, sentem-se inseguras com qualquer relacionamento que envolva suas intimidades, tirando a sua espontaneidade. Isso prejudica a performance de homens e mulheres e, como num círculo vicioso, as fantasias diminuem, causando um bloqueio que aumenta a falta de desejo, o que torna o indivíduo cada vez mais inibido.

Orgasmo e ejaculação proporcionam a mesma sensação?
Urologista e Terapeuta Sexual Celso Marzano: O prazer masculino pode ocorrer durante toda a relação de erotização, preliminares, penetração e principalmente no orgasmo. A ejaculação é a eliminação dos espermatozóides junto com secreções da próstata e da vesícula seminal. É a resposta física enquanto o orgasmo é a resposta sensorial. Também se deve saber que é possível o homem ter o orgasmo sem ejacular. No caso de ter sido operado de câncer de próstata que leva a uma mudança anatômica, onde o esperma vai para a bexiga no orgasmo e este é seco ou seja as sensações do prazer maior ocorrem, e não sai nada do pênis.

O sexo rejuvenesce?
Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, durou 20 anos e foi realizado com mais de 3.000 homens de 45 a 59 anos. O resultado da pesquisa mostra que sexo mais freqüente pode reduzir o risco de infartos fatais. Outro ponto positivo é que uma pesquisa feita por um psicólogo escocês diz que o sexo vigoroso e freqüente pode deixar as pessoas sete anos mais novas na aparência. O psicólogo David Weeks e o escritor de artigos científicos Jamie James entrevistaram 95 pessoas que parecem mais jovens do que são. Eles sustentam que o sexo é um fator muito importante na aparência de juventude dessas pessoas. O doutor Weeks diz que os casais que fazem sexo pelo menos três vezes por semana parecem até 10 anos mais novos do que a média das pessoas, que faz sexo duas vezes por semana.

Nenhum comentário: