Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

Você não é diferente ( WALMAR BUARQUE)

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Não faça hoje o que pode ser deixado para amanhã. A criança diz, quando eu crescer. Já crescida diz, quando eu fôr adulto, depois quando eu casar. Quando casado... quando eu me aposentar. A vida e o hábito de adiar são absolutamente incompatíveis para viver bem, ser bem sucedido você pode e deve tomar cuidados para não cair nesse hábito horrível e aprender a fazer não amanhã, mas agora.
A procrastinação é um dos pontos fracos dos seres humanos. Poucos são os que podem afirmar em sã consciência não serem daqueles que adiam, a despeito do fato disto não ser saudável com o decorrer do tempo e isso é doentio do comportamento em si. Na realidade o ato de adiar nem mesmo existe. Você simplesmente faz e o que não faz, na verdade, fica por fazer, logo não é adiado. É uma reação emocional e o imobilismo conseqüentemente que constituem o comportamento neurótico. Se você sente que adia as coisas e gosta disto, sem culpa, ansiedade ou aborrecimento, então continue, não pense duas vezes, continue assim.
Mas o adiar é na verdade a forma de evitar viver completamente o momento presente e entra na neurose do esperar... Do desejar... E do talvez, protelando indefinidamente com interrogações de que espera que as coisas se resolvam! Que gostaria que as coisas não fossem assim! E o terrível – talvez, no final, tudo dê certo!
São as expectativas convenientes que usam para justificar o não arregaçar as mangas e assumir as atitudes e desejos e até mesmo decidir se são importantes para si qualquer tarefa ou situação que tenha efetivamente para realizar.
“É só esperar que as coisas melhorem”. Para muitos esse é um modo de vida – estão sempre adiando para um dia que nunca chega.
Mas as coisas nunca se resolvem sozinhas, permanecerão exatamente como estão. Na melhor das hipóteses podem mudar, mas não melhoram. Nada muda sozinho. Se vai mudar para melhor é porque você agiu de forma efetiva e consciente de que como estava não dava para continuar e se mudou, você agiu construtivamente nesse sentido.
É como funciona essa procrastinação, é a arte de viver em dia com o passado, ou mais, evitar o presente ou até mesmo não ter criatividade de visualizar possibilidades no futuro.
Sei que é preciso fazer, mas receio não poder fazer ou não tenho satisfação em fazer, e assim me convenço que num futuro farei e desse modo não preciso admitir que não vou fazer. E assim fica mais fácil aceitar a mim mesmo. Está aí um raciocínio conveniente, embora falacioso, que pode entrar em cena sempre que não desejar fazer algo difícil, desgastante ou desagradável.
Você não é necessariamente aquilo que diz ser. Seu comportamento é um medidor mais preciso do que suas palavras. As ações do presente são os únicos indicadores de como você é.
Emerson escreveu: “Não diga coisas. O que és, paira sobre ti enquanto isso, e troveja para que eu não ouça o que dizes em contrário”.
Da próxima vez que você, sabendo que não é verdade, disser que vai terminar uma situação ou tomar alguma atitude, lembre-se dessas palavras de Emerson. Elas servirão como um alerta contra sua procrastinação que pode como conseqüência levar você para o tédio de uma vida monótona, enfadonha e desinteressante.
Leia mais textos no site www.catarse.org.br e mande e-mail dando sua opinião pelo catarse@catarse.org.br.
*Presidente Projeto Catarse.
________________________________________

Nenhum comentário: