Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

Jesus chegou ( WALMAR BUARQUE )

Um cão estava deitado num canto da praça cheia de lixo. Um cavalo, uma cadela e um gato vem chegando. Uma adolescente cercada de outras crianças e homens, procuram resolver da melhor forma possível um lugar para que a adolescente venha dar a luz a mais uma criança de rua. Uma chuva fina, incomodando ainda mais a situação, apareceu para complicar, mas a solução veio logo com a sugestão de um dos participantes deste evento, tão esperado por todos que esperam ter um filho, de ir para baixo de uma carreta estacionada na praça. Enquanto isso o cão deitado como se também participasse do evento, levantou-se e seguiu a mulher que já estava prestes a ter o seu filho; enquanto isso, o cavalo, a cadela e o gato disputavam o que eles tinham deixado de lado num improvisado acampamento e não dispensaram nada, comeram todo o resto de comida que havia sido preparado para a ceia de natal. Sim, era 25 de dezembro de 2004 e logo como um milagre nasceu um menino. Com uma faca disponível foi cortado o cordão umbilical, feita a limpeza nos trapos de panos existentes, logo sorriu o menino que toda a turma deu o nome de Jesus, em homenagem ao dia 25 de dezembro.
Já havia um grupo grande de homens, mulheres e crianças ao redor, isso fêz com que os pais não se sentissem sozinhos e mais uma vez a solidariedade na pobreza prevaleceu, acima da ganância e da abundância dos ricos e poderosos, que apesar de dispor do dinheiro não tem a amizade e o amor solidário honesto e desvinculado de favores, mentiras e interesses outros que não seja o verdadeiro companherismo dos que passam fome juntos e são discriminados pelos que naquele dia pela manhã estavam em familia e se vangloriando não do amor que os unem mas pelos valores dos presentes que receberam. Falsos, hípócritas, despojados do mínino de respeito pelo seus irmãos esquecidos e abandonados pela sorte, de não ter tido as mesmas oportunidades, mas muito mais infelizes por serem homens e mulheres que ocupam cargos públicos de portentosas secretarias que não se preocupam com essa comunidade abandonada na praça pública, com uma criança recém nascida que sequer teve um exame pré-natal e que, depois de nascida, continua abandonada na praça ignorada e esquecida por aquelas pessoas que poderiam interpretar o papel dos três reis magos, trazendo para eles um atendimento de saúde, alimentos e uma casa apropriada à sua situação crítica de abandono.
Jesus nasceu no lixo, numa praça imunda, cercado de miseráveis, famintos e ignorantes.
Como prever o futuro de uma criança que apareceu no mundo assim? Quando crescida, que remorso terá este cidadão quando cometer um homicídio contra você homem publico ou mesmo, qualquer cidadão, quando ele lhe assaltar para assegurar o sustento do seu filho, que provavelmente, (se a situação de descaso e omissão continuar) nascerá nas mesmas condições de humilhação e descaso.
O Catarse está preocupado com essa situação e quer fazer parceria com a prefeitura, junto com a igreja quadrangular, toda sociedade e a secretaria da fazenda com o programa cidadão nota 10. Mas nesta gestão do novo prefeito, nos primeiros momentos parcerias com ONG’s não é prioridade apesar que durante a campanha o candidato ressaltava a importância das parcerias e ele mesmo se beneficiava mantendo seus centros de saúde com dinheiro vindo de parcerias com o estado e município.
Foi eleito fazendo filantropia e clientelismo com parcerias públicas, e agora por que não permite que o Catarse construa e faça a casa da Jovem Mãe em parceria com a prefeitura? Se isso acontecesse Jesus nasceria no berço e com todo atendimento pré-natal e poderia no futuro agradecer a toda sociedade sendo um cidadão com oportunidade de retribuir a ela o que fizeram para com ele.
Respeito e amor ao próximo.

*

Nenhum comentário: