Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

domingo, 14 de dezembro de 2008

Sexismo? Preconceito? Certas atitudes devem ser abolidas de nossa vida

Por Ana Vaz

,Hoje vamos falar sobre o que já não vale mais na etiqueta dos sexos. Alguns comportamentos continuam sendo gentis, mas já não cabem, pelo menos no nosso dia-a-dia. Outros são comportamentos sexistas e absolutamente rudes - sejam eles praticados por mulheres ou homens.

Veja a seguir a lista de gestos e atitudes que não fazem mais sentido - e pense bem, alguns nunca fizeram!

1. O "beija-mão" não é mais necessário. Mas vamos ser sinceras: este gesto, num momento mais romântico, até que faz sentido! E quando ele olha nos olhos ao mesmo tempo em que beija suas mãos, até um friozinho na barriga pode aparecer. Delicadeza nunca sai de moda!
2. A mulher só sair do carro após ele abrir a porta para ela. Passamos desta fase. Além do mais, em cidades maiores, esse tempo entre a saída dele do carro e o abrir de portas para ela pode muito bem acabar em assalto...


Basta de estereótipos! Eles só contribuem para nos distanciar, e para incitar desentendimentos


3. Só o homem se dirigir ao maître ou garçom. Ganhamos o direito não só de convidar e pagar a conta, mas até mesmo de comandar a mesa. Antigamente, era o homem quem fazia tudo isso, inclusive entrar no restaurante à frente dela com o objetivo de se responsabilizar pelas acomodações e pedidos - hábito que veio da época em que restaurantes eram locais perigosos para as mulheres. Por isso o cavalheiro tomava a dianteira, certificando-se de que o ambiente era adequado.
4. Ele, maior e mais forte, assistir a uma dama trocando pneu (de qualquer forma, moças, temos que saber como fazer essa troca, ok?). Ou deixá-la carregar muito peso sozinha - uma ajuda sempre será bem-vinda! E não se faça de rogada, divida o peso com ele!
5. Ouvir pérolas sexistas saídas da boca de quem quer que seja, homens ou mulheres, usadas muitas vezes para justificar comportamentos incorretos de qualquer das partes envolvidas num problema:

- "Mulher dirige mal", "lá vai a D. Maria", "só podia ser mulher" e por aí vai...

- "Mulher é traiçoeira". Está na hora de rever os seus conceitos: troque de parceira se você é homem, e troque de amiga se você é mulher! - "Homem trai porque precisa". Este é o fim!
- "Isso é coisa de mulher oferecida". Se não fosse tão piegas seria até engraçada...

- "Homem é tudo sem-vergonha", "homem não ouve" etc.

- "Tarefa doméstica é coisa de mulher", "isso não é coisa de homem", "isso não é coisa para mulher".

- Enfim, qualquer "mulher isso", "homem aquilo". Basta de estereótipos! Eles só contribuem para nos distanciar, e para incitar desentendimentos.

6. Ela acreditar que ele é quem tem que pagar a conta - independentemente da condição financeira dela. Ou ficar toda irritada porque se ofereceu para dividir e ele aceitou. Esse tipo de pensamento é antiquado e até hipócrita... Afinal, lutamos por igualdade!

7. Tão antiquado quanto, é o homem achar que deixá-la pagar a conta o torna menos homem.

8. Nós, mulheres, proclamarmos aos quatro ventos que somos independentes, exigirmos direitos iguais e depois dizermos que a amiga que "sai com todo mundo" ou faz sexo no primeiro encontro é "fácil". Este é um comportamento absolutamente machista, que não deve sair da boca de ninguém, principalmente de uma mulher!

9. Questionar a masculinidade de um homem só porque ele é vaidoso, sensível e gentil. Quer coisa melhor que homem elegante e perfumado? E que ainda por cima não acha um absurdo os seus gastos com creminhos e afins?

10. Não ligar no dia seguinte quando prometeu que ligaria - independente de sexo e do sexo

Nenhum comentário: