Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

Viabilizar o impossível( WALMAR BUARQUE )

O ser humano, segundo Aristóteles, é ato e potência, isto é, realidade e possibilidade. Na verdade somos e em parte podemos ser, isso dependendo do ambiente em que fomos criados. Um bebê será, em 20 anos, mil coisas que, de momento, não são e nem podem ser previstas. Mas no nosso caso como tratamos os filhos da pobreza e da exclusão desde sua gestação à sua adolecência, podemos traçar prefeitamente sem medo de errar que mais de 80% terão uma vida miserável, violenta e 92% uma morte trágica.
O primeiro mandamento da psicologia é tão simples, óbvio e profundo, diz o seguinte: “Seja o que você pode ser”, ou seja leve à sua plenitude o que o seu processo vital encerra e promete. Então o que esperar desses bebês, dessas crianças, desses adolescentes carentes? O que estão fazendo por eles para que possam exercer o direito “de ser o que você pode ser”. Nas condições atuais, com essas escolas, com esses professores mal remunerados e desestimulados, com esse serviço de saúde, com a falta de moradia, a falta de distribuição de renda, que oportunidade podemos proporcionar a esses jovens para exercerem na sua plenitude, sua criatividade?
Como conviver com uma realidade como a nossa, onde não existem oportunidades para os que conseguem ficar vivos e onde as previsões para os que nascem são sombrias e desanimadoras?
As pesquisas são claras, nossos jovens estão morrendo cedo demais, são assassinados, nossos presos são jovens demais, nosso futuro é triste e assustador, apesar dos índices econômicos com superávites astronômicos, a renda per capita de cidades pequenas altissimas e a miséria e o abandono do povo escancarado com a desfaçatez de nossos governantes que em regozijo comemoram como se a maioria do povo não fosse importante para o país.
O sucesso da vida do nosso povo está na capacidade de resolver suas dificuldades, que por sinal foram criadas pelas próprias autoridades.
Se quiserem daqui pra frente não apenas fazê-los sobreviver mas prosperar, é melhor estarmos preparados para alguns pioneirismos. Não existe receita pronta capaz de resolver todas as dificuldades, mesmo porque surgirá em diversos níveis algo novo. Iniciar algo exige mudança de hábto, disciplina, muita dedicação, muito amor, muita habilidade, um profundo compromisso de acompanhamento de todas as etapas da vida dos bebês, do conceito à pratica.
O importante é acalmar a mente, é sentir que você e o estado são uno, pulsam juntos, que estão em perfeita harmonia e que, portanto, podem prosperar infinitamente sob quaisquer circunstâncias, pois nesse universo de programas, pastas, secretarias, ministérios e governos há inteligências superiores capazes de ouvi-los e ajudá-los
O possível todos fazem. Você precisa viabilizar o impossível.

Nenhum comentário: