Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

O PREÇO DA SEMENTE (WALMAR BUARQUE )

Um marido não queria viver com a mulher e resolveu se divorciar. Mas o casal tinha um filho recém-nascido, e tanto o pai quanto a mãe queriam ficar com o bebê, foram consultar o juiz e a mulher argumentou:
- Carreguei a criança no ventre nove meses, amamentei-o em meu seio, cantei para ele dormir no meu colo, embalei-o todas as noites, consolei-o quando chorava, cuidei dele quando adoecia. Estou com ele dia e noite e o amo mais que a vida.
Deixe-me ficar com ele.
Então foi a vez do homem:
- Dei a semente que fez a criança.Portanto, o filho é meu e devo ficar com ele.
O juiz olhou para o homem e falou:
- Então você deu a semente?
- Isso mesmo! – respondeu com orgulho. – Ah! precisou de uma semente?
-
Entendo – disse o juiz – Então o pai dá a semente, a mãe carrega e alimenta a criança. Sendo assim, acho que posso dar uma decisão ao caso. Mas primeiro precisamos pesar algumas coisas. Mandou trazer uma balança e pesaram a criança.
- O menino pesa quatro quilos e meio – disse o juiz ao pai – Se contribuiu com apenas uma semente, pode-se concluir que a mãe deu quatro quilos e meio, pelo menos, o peso de uma semente. Se ficar com a criança, tem que pagar a sua mulher o valor de quatro quilos e meio de comida. O homem olhou para o juiz como se estivesse na presença de um louco varrido.
- Espere, não acabei – continuou o juiz – vamos consultar um carregador de bagagem. Mandou chamar um carregador e perguntou:
- Quanto cobra para levar uma carga?
- Uma moeda por dia por cada quilo de peso – respondeu ele.
- Muito bem – disse o juiz – vamos calcular que essa mulher tenha carregado meio quilo no primeiro mês de gravidez, terminando com quatro quilos e meio no nono mês. Portanto, calculando uma moeda por quilo cada dia durante nove meses, ela tem direito a mil e quatrocentas moedas, o marido deve pagar a ela mil e quatrocentas moedas por carregar a criança para ele.
O homem esbugalhou os olhos.
- Mais uma coisa – disse ainda o juiz – Se custou tudo isso só pra trazer a criança ao mundo, pense quanto vai custar para criá-la.
- O homem ficou em silêncio, começando a entender.
- Agora entendo, senhor juiz – disse por fim – Preciso é dividir a carga com minha mulher para equilibrar a balança.

Nenhum comentário: