Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

UTOPIAS ( WALMAR BUARQUE )

Se já temos analfabetos/letrados e os formais, agora estamos formando novos e não serão aqueles que não sabem ler e escrever mas aqueles que não souberam aprender, desaprender e reaprender. Aprender, crescer, abandonar situações que se tornaram cômodas e seguras pois essas atitudes geram processos que requerem coragem, disposição para assumir riscos, tomar decisões, tomar providências necessárias para se expor perante tantas outras ações que transformem suas metas e desejos em realidade.
Essa teoria que diz: “o mal conhecido é melhor do que o mal desconhecido” não pode ser mais vivida, temos que nos assustarmos com as mudanças, enfrentar os velhos hábitos que só nos faz reconfortados mesmo reconhecendo o desejo de mudar. Ter coragem não significa ser um herói no momento da crise, pode significar arrojo nas pequenas coisas, enfrentando oposição de fora para dentro, assumir risco de cometer erros, fazer papel ridículo, optar por mudança pode significar “servir de alavanca para uma nova oportunidade de vida para você e para muitos que dependem do seu papel de intervenção nesse mundo”.
Uma das causas de fracasso mais comum e o hábito de desistir, quando se é acometido por derrota temporária. Às vezes vencer, é questão de saber esperar, pois aqueles que desejam o sucesso são os que atiram de corpo e alma na execução das suas tarefas, e mais do que isso, deve prestigiar e admirar aqueles que almejam o impossível, pois o poder da ousadia é milagroso, é só você exerce-lo e verá. Se você quer mudanças? Então ouse!
O progresso é a realização das utopias. Podemos buscar oportunidades em qualquer direção e para atingir qualquer objetivo. Podemos buscar oportunidades para o bem da sociedade assim como para o bem de nosso Estado, ou para o bem de nós mesmos. O problema é que ninguém acredita neste altruísmo. A sociedade não crê que uma entidade como um Instituto Catarse possa criar oportunidades em beneficio próprio e, ao mesmo tempo servi-la para melhorar a vida e as condições sociais de centenas e milhares de crianças e adolescentes de rua.
A sociedade pode transformar seus rumos, objetivos e valores, mas isso implica necessariamente em abandonar preconceitos e barreiras e viabilizar junto a nossa ONG os objetivos para os quais todos nós que fazemos parte do Catarse idealizamos quando criamos essa Organização não-Governamental que inicialmente tinha por objetivo monitorar e fiscalizar as políticas públicas governamentais, visto que essas mesmas não existiam. Tomamos então para nós a responsabilidade de executar projetos que ressocializassem, reintegrassem os meninos e meninas de rua de Maceió. Uma utopia?!

Nenhum comentário: