Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

Vencer para todos ganharem ( WALMAR BUARQUE)

Há muito tempo atrás , um chefe guerreiro enfrentou uma situação definitiva que garantisse sua vitória em uma guerra. Estava enviando guerreiros contra um poderoso inimigo, cujas forças eram maiores que as suas. Embarcou seus homens, navegou até o país do inimigo, desembarcou-os e ao equipamento e em seguida, ordenou que fôssem queimados os barcos que os tinham transportado até ali.
Reuniu seus homens antes da primeira batalha e disse: ‘Lá estão nossos barcos ardendo em chamas , isso significa que não podemos abandonar esta costa, a não ser como vencedores! Agora não temos escolha... ou ganhamos, ou morremos todos. Eles ganharam!
Todos nós que entregamos nossos sonhos e destinos a um trabalho, uma empreitada, devemos queimar os barcos e eliminar as chances de retirada. Só assim pode-se ter certeza de manter o estado de espírito conhecido como um desejo ardente de vencer, esencial ao sucesso.
Não podemos nos preocupar se fulano ou siclano vai assumir os destinos de administrar nossa cidade, o que importa é o que estamos fazendo conscientemente pela segurança e desenvolvimento de nossa cosciedade. Não seria a manutenção dos que até hoje mantém o poder que nos acomodaria em pensar que continuaremos a executar os serviços que hoje desenvolvemos, e muito menos acharmos que outros assumindo deixaremos de fazer o que há mais de dez anos estamos fazendo.
Não importa para nós se Aou B assumirá os destinos de nossa cidade, colocando em dúvida se seremos ou não beneficiados dentro da política social do governo. O importante é mostrar que o que fazemos é determinante no desenvolvimento social dos direitos para as crianças e adolescentes.
Nossa escola infantil, hoje patrocinada pela Petrobras, deveria ser há muito tempo incluída no sistema educacional do município e não o foi até hoje. E nem por isso, deixamos de fazer a nossa parte graças a essa parceria e também com a ajuda de alguns empresários conscientes.
Entretanto, não conseguimos implementar uma política social de ocupação das grotas e favelas impedindo o avanço dos traficantes e espertalhões que se aproveitam da omissão e do descaso do poder público. Não conseguimos manter a casa aberta para adolescente de rua em situação de risco , por falta de ajuda e incentivo dos que poderiam ajudar. Não conseguimos abrir nossa clínica de recuperação de drogados, também por motivos ideológicos e por interesses outros que ainda não cosneguimos identificar, mas conseguimos com muito esforço e determinação assumir com todos os ônus de uma política distorcida de financiamento federal, o programa Sentinela, que com ajuda da prefeitura através da secretaria de Ação Social, realizamos um trabalho que hoje é uma referência nacional no combate à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Com a a implantação da Casa de Passagem Feminina demos demonstração à prefeitrua que vale a pena fazer parceria com ONG’s para desenvolver um determinado trabalho de retaguarda responsável e produtivo às meninas em situação de risco. Parceria essa que será brevemente estendida à Casa Abrigo para Jovens Mães em situação de risco social, localizada às margens do riacho Salgadinho.
Não importa ao Catarse quem será o futuro prefeito de Maceió, pois nossa missão é fazer acontecer junto aos órgão públicos uma parceria que venha beneficiar efetivamente as crianças e adolescentes carentes de Maceió.
Nosso esforço é feito com amor, dedicação e determinação para que efetivamente o problema dos meninos e meninas de rua seja definitivamente solucionado. Esse assunto seria esquecido na campanha eleitoral se dessem mais importância às ações em parceria com as ONG’s. A partir de agora esperamos dessa nova gestão que as experiências dos que fazem com determinação e coragem esse trabalho de assistência e atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco, aos idosos, aos dependentes químicos e aos portadores de deficiência física em nossa cidade, sejam aproveitadas na formulação da política pública social da nossa cidade. Queremos participar, ajudar, ser ajudado, para resolver o que parece ser impossível. Ajudem-nos para que possamos mostrar o que somos capazes de fazer para construir uma cidade melhor. Só assim, teremos uma única saída: ganharemos todos.


.

Nenhum comentário: