Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sonhar com pesadelos ( WALMAR BUARQUE )

De que sinto mais falta? De mil coisas! Depois de tantos anos em busca e no anseio pelo calor, pelo carinho, pelo meu lugar nos bra’vos de meus pais..sinto falta de ficar de mãos dadas na rua, de ouvi-los dizer “minha coisinha linda, eu te amo..!” sinto falta de poder dizer a eles coisas minhas sem a menor importanciae até mesmo coisas importnates, qualquer coisa, tudo o que eu quizesse dizer...fico pensando, olhando para o nada, cheirando a minha garrafa com cola como eu estivesse ocupado no trabalho...tenho um vazio muito grande em mim, que bem poderia ser saudade se algum dia tivesse essa oportunidade de dividir com meus pais, ou pelo menos, com minha mãe esses momentos de amor e amizade.
Sinto falta de uma escola onde eu poderia conquista amigos que me acompanhasse nas brincadeiras e nos planos futuros de vida. Nunca tive oportunidade de chegar em casa e econtrar meu prato perferido, hoje eu nem saberia dizer que comida eu mais gosto pois, como de tudo, os restos que me dão e o que recolho no lixo. Sinto falta de tudo, não sei porque canto nem mesmo porque ás vezes sorriu. O pior de tudo é que Deus me deu a memória e os pensamentos, e ás vezes fico confuso se isso que está acontecendo são recordações passadas ou sonhos não realizados. Mas ainda bem que tenho alguns amigos que não só querem me dar sopa ou resto de comida tenho também amigos como você que me ouve, e mesmo calado me enche de alegria por eu ter a oportunidade de conversa com alguém.
-Muitas pessoas são capazes e abençoadas com insinto de dizer as coisas certas para dar apoio e segurança aos sentimentos e angustia de outros como desse adolescente de rua que de alguma forma e de um modo geral elas enxergam a vida com coração e caridade.
-Fico calado pois o relato desse adolescente me revolta e no ímpeto de frustração de vivenciar essa angustias e preocupações posso acionar e verbalizar toda minha revolta e indignação e provocar uma reação no adolescente que disperte nele uma revolta violenta e incontrolavel de procurar culpados pela sua situação de abandono e risco em que vive.
Nós que trabalhamos para as conquistas de direitos das crianças e adolescentes em situação de risco temos de ter conciência que estamos plantando rosas para que seja cultivadas e sejam belas, e não promover e incentivar aberturas de trincheiras contra os que marginalizam e ferem mortalmente as vidas e os sonhos desses adolescentes.
–Escrevi um artigo “O MST é o que basta”com a finalidade de mostrar que é preciso que basta querer e resistir sem limites, sem medos, enfrentando, ameaçando pois é assim que eles conquistam o que querem.
Será que teremos de organizar um movimento semelhante com essas mesmas praticas ameaçadoras para que os direitos das crianças e adolescentes e jovens adultos de rua sejam conquistados?
Reflita, converse mais em familia, com seus amigos políticos, com os dirigentes de ONG`s de que temos de ouvir mais e fazer mais pelos meninos e meninas de rua que perambulam pelas ruas acompanhados de jovens adultos, hoje ainda oferecendo pouco perigo mas que com toda certeza com o passar do tempo inevitávelmente um conflito se estabelecerá. E todos nós seremos vítimas inoscentes de pessoas irresponsaveis que tiveram ou ainda tem o poder de transformar a vida dessa parcela da população e que nada fazem, e até mesmo quem sabe serão eles os primeiros a sofrerem com esse absurdo descaso.

*

Nenhum comentário: