Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

O EStressado ( WALMAR BUARQUE )

O estressante modo de viver de cada um de nós é um parâmetro de qualidade da vida que você leva. Mais ou menos stress é isso que regula o seu status. Uma pessoa sem stress está fora cogitação. Mesmo com a jornada de trabalho mais curta, do que era - as paradas para o café são uma instituição; as férias mais longas e freqüentes – e com tanto tempo disponível para o lazer.
Sendo isso uma verdade porque ouvimos tanto, falar de pressão, stress e tensão Parte disso se deve aos tempos em que vivemos. A comunicação rápida e quase instantânea trouxe para dentro de casa a complexidade da economia e as crises mundiais que são transmitidas por vozes lacônicas e manchetes em letras grandes e negras transmitindo uma atmosfera de ansiedade, medo e intranqüilidade. E como vivemos o momento, o dia-a-dia, os perigos parecem maiores do que são. Essa situação inerente do status profissional, do mais subalterno ao ocupante do topo da pirâmide, essa situação é real, desgastante e improdutiva.
As preocupações são diferenciadas, mas no âmago da questão são as mesmas. Nesse momento discute-se a livre negociação trabalhista sindical, são momentos de preocupações mútuas de patrões e empregados, pois o desemprego e a falência atingem a ambos.
Como discutir trabalho, novos empregos, mesmo na área governamental se os encargos e tributos trabalhistas inviabilizam até mesmo o aumento necessário do salário mínimo?
A pequena e média empresa não pode e não produz empregos porque não pode arcar com os encargos. Trabalhar sem carteira assinada e buscar a aposentadoria é um mito e um status a ser alcançado por todos, principalmente para os que ganham salário mínimo, e isso é uma balela, um engodo, são pessoas envolvidas pelas palavras fáceis dos que sabem enganar, fazendo com que grande parte dos maiores de 60 anos se entreguem ao ócio, visto que para eles a vida já está no fim, e merecem viver do não fazer nada para ter conforto.
Puro engano, esse direito só é permitido aos que continuam a produzir, a viver na convivência dos amigos do dia-a-dia do trabalho. Isso sim, e não a pressão, o stress de buscar num pseudo-ócio a humilhação de filas intermináveis para perícias intermináveis para uma troca por uma aposentadoria miserável, que leva a todos a um stress, uma tensão e uma pressão que desgasta e deprime aqueles que se convenceram que não mais podem servir, e prostrados deixam-se entregar ao ócio os seus últimos anos de uma vida que poderia ser proveitosa por muitos e muitos anos.
Portanto chegamos a uma conclusão: até os que não trabalham são estressados.
O stress e a tensão são similares porém diferentes.
Somos treinados para suportar um infinito número de mudanças e ataques provocados pelo meio em que vivemos. O stress é uma descarga do corpo, tudo o que fizer que pareça forçado ou cansativo é stress. Qualquer situação imposta como emoções ou atividades indesejáveis produzem stress.
E tensão é o que faz as pessoas moverem-se para frente; tensão é normal e benéfica, faz parte do funcionamento do organismo, é aquela energia física que precisa ser liberada.
Por alguma razão as pessoas pensam que tensão é algo ruim. Mas não é. Como muitas coisas a tensão só é nociva em doses grandes, quando os sintomas da tensão são desagradáveis, para dizer o mínimo, assim como dor de cabeça, indigestão, entre outros sintomas, nesse casso você pode está indo em direção de um problema maior.
Trabalhar e viver em estado extremo de stress e tensão é ruim e pode lhe matar.
Nossa maior glória não reside na ausência de fracassos, mas no fato de nos erguermos sempre que fracassamos (Confúcio)
Estou estressado, tenso e sob pressão, mas estou feliz...

Nenhum comentário: