Coluna Contraponto - Clique no LINK ABAIXO

sábado, 13 de dezembro de 2008

PARCERIA NECESSÁRIA ( WALMAR BUARQUE)

Um gato apareceu em um mosteiro zen-budista durante a meditação de fim de tarde. Subia nas pessoas e esfregava-se nas pernas delas, distraindo todo o grupo.Passou a fazer isso todos os dias e alguém precisava interromper a meditação para tirar o gato dali. Como ele sempre voltava, resolveram nomear um guardião para o gato. Sua função era cuidar para que o bicho não atrapalhasse a meditação.
Um dia, muitos anos depois, o gato morreu.
Sabe qual foi a primeira atitude do guardião? Pedir dinheiro para ir à cidade comprar outro gato.
Isso é uma referência para nossos dias e para nosso cotidiano.
Observe: Um dia foi preciso nomear um guardião para cuidar do gato. Agora comprariam um gato para manter um trabalho desnecessário. Ora, se não é mais preciso ter guardião, não se compra mais gato!
Voltando aos nossos dias e reflexões.
Quantos guardiões estão procurando gatos para se manterem nos empregos? Seriam mais produtivos em outras funções, para que não sejam prisioneiros de um hábito. Temos a ilusão de que podemos mudar de rumo mesmo que ninguém faça nada. A mudança tem de acontecer, pois se não houver, o destino será percorrido e se realizará sem que nada lhe seja acrescentado. Somos donos de nosso destino. O que precisamos é tomar decisões.
Os problemas sociais de Maceió vem há muito precisando de mudanças. Percorremos caminhos com muitos obstáculos, já superamos muitos deles, mas precisamos mudar e para isso é necessário ter vontade genuína de mudar, métodos, práticas, idéias e acomodamentos naturais de quem não tem mais motivações entusiasmadas para enfrentar um problema criando mais dificuldades de toda natureza provenientes da ousadia de mudar.
Os obstáculos são muitos para as mudanças, mas já suplantamos muitos e não serão os próximos que nos trarão desânimo e desalento para mais uma vez superá-los.
Estamos já há dez anos (PROJETO CATARSE) colaborando com entusiasmo na discussão dos problemas sociais envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco em Maceió, combatendo a inércia,daqueles que tendem deixar como está para ver como fica. Não se mexe em time que esta ganhando, mesmo quando ele vem perdendo as últimas partidas...
Isso é a inércia, a mesmice de sempre, seguir pela mesma trilha.
As ONG’S entre elas o PROJETO CATARSE são mais indicadas para promover o desenvolvimento do trabalho tanto social como do meio ambiente. Naturalmente sem discriminações ou privilégios, advindos de simpatia pessoal ou de opções religiosas.
A parceria com as ONG’S é uma necessidade. Chega de velhas fórmulas e de estrutura funcional governamental desmotivada, com dificuldade de desaprender o conhecido para aprender o novo.É isso mesmo, mudar é questão de treino, simplesmente deixar de lado o automatizado e treinar o novo comportamento desejado.
Sabemos que outro grande problema é a falta de parcerias nessa nova situação. Nem todas as rádios comunitárias são comunitárias (elas sempre tem um dono, geralmente um político), como nem todas as ONG’S são descompromissadas com o poder constituído tanto político como religioso e são essas, as que inviabilizam o entendimento de que todas sem distinção tem um único objetivo, servir aos mais necessitados em situação de igualdade viabilizando um atendimento único e uniforme para que de uma vez por todas,sejam criada ações integradas ao atendimento de nossos idosos, das nossas crianças e adolescentes de rua e dos deficientes.
Desta forma estaremos propositando um desafio que se não der certo a culpa será de todos nós e não só do governo, pois até agora nossa sociedade junto com nossos governos estão produzindo uma incrível massa de desajustados. Eles estão fracassando nas suas tarefas de formarem seres humanos equilibrados e capazes de coexistirem uns com os outros.’’(Darci Ribeiro)

Nenhum comentário: